Realizado primeiro fim de semana de mobilização contra a dengue


 
A Secretaria de Saúde e Comitê Municipal de Mobilização e Combate a Dengue, iniciou nos dias 30 e 31 de janeiro o mutirão de limpeza e combate à dengue. Os primeiros locais visitados foram a Vila Pinheiro, IV Centenário e parte do jardim Oiti.

Cerca de 30 pessoas da prefeitura, clubes de serviços e voluntários percorreram os bairros, das 7h às 13h, recolhendo material que acumula água e que pode se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Os moradores visitados também receberam orientações sobre os cuidados necessários para diminuir os focos do mosquito. "Identificamos água parada em calhas, pratos de plantas e em recipientes espalhados pelos quintais. É preciso fazer limpeza constante para que o mosquito não tenha chance de nascer", comentou a profissional de informação, educação e comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Jales, Vanessa Luzia da Silva Tonholi.

Segundo Vanessa, a grande novidade foi à participação de voluntários e clubes de serviço no mutirão. "É de suma importância a aproximação da população com o poder público, unindo forças contra a doença". Tivemos a participação de representantes do Conselho Municipal de Saúde, das imobiliárias, do Rotary Club, Sucen, EcoAção, Interact, secretarias municipais e das pessoas que se inscreveram no site como voluntárias", concluiu Vanessa.

Quem quiser participar dos próximos mutirões pode fazer o cadastro de voluntário no site da prefeitura em www.jales.sp.gov.br.

As próximas datas da campanha já estão definidas para os dias 20, 21, 27 e 28 de fevereiro; 19, 20, 26 e 27 de março. No dia 20 e 21 de janeiro, o trabalho continuará pelo Jardim Oiti, bairro com muitos casos de dengue registrados

Comentários