CRAS de Urânia promove palestra aos beneficiários dos programas sociais


O Centro de Referência da Assistência Social - Cras de Urânia, com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou a primeira palestra do ano às famílias beneficiárias dos programas sociais desenvolvidos no município como Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem, ministrada pela orientadora social Crislaine Calanca, e contou com a presença da coordenadora do CRAS, Caroline Custódio Andrade.

Para esclarecer a estas famílias as normas e condicionalidades do programa foi então realizada no dia 2 de fevereiro, às 19h30m, a palestra.

"O objetivo foi esclarecer e orientar todos os beneficiários presentes a importância do cumprimento das condicionalidades e os benefícios que os programas sociais podem trazer a família com vulnerabilidade social", disse a orientadora social Crislaine Calanca.

Um dos pontos esclarecido foi de que os beneficiários devem manter o Cadastro Único atualizado para evitar o cancelamento do Bolsa Família. "A transferência de informações gerou sucesso e gratificação nos esclarecimentos dos fatos expostos, onde os beneficiários encontram respostas para dúvidas subsequentes", esclareceu Calanca.

A orientadora social Crislaine Calanca enfatizou que "para as atividades que se iniciam, o foco e a meta continua sendo a população de baixa renda, com a direção das questões humanas conquistamos a bonificação de agregar valores fundamentais em um município cheio de esperança, perseverança e, contudo amor ao que nos dedicamos".

Bolsa Família - Em 2015, 507 famílias eram beneficiárias do Programa Bolsa Família em Urânia. De acordo com o Programa do Governo Federal, as famílias que tem renda mensal de até R$ 77,00 por pessoa são consideradas extremamente pobres podem receber o benefício. Já as famílias que possuem uma renda de até R$ 154,00 se encontram em situação de pobreza e também podem se beneficiar do bolsa família.

Renda Cidadã - Concessão de benefício financeiro mensal temporário a famílias em situação de pobreza, prioritariamente com renda de até 1/4 do salário mínimo, até o limite de 1/2 salário mínimo nacional, visando complementação de renda e melhoria das condições de vida do público-alvo, por meio de ações complementares como serviços socioeducativos e atividades de geração de trabalho e renda e é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social através dos Municípios.

Programa Ação Jovem - Programa de transferência de renda aos estudantes de 15 a 24 anos, com prioridade para aqueles com renda familiar de até um quarto do salário mínimo por pessoa com objetivo de estimular a conclusão da escolaridade básica. Possibilita os jovens beneficiários a continuarem o aprendizado para o desenvolvimento pessoal e a inserção no mercado do trabalho, além da preparação efetiva exercício da cidadania e é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social através dos Municípios.

Comentários