Santa Casa fica em alerta sobre casos de dengue


            A época é propícia para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, afinal, as constantes chuvas acabam aumentando focos para o criadouro, que além de transmitir a dengue, apresentam os vírus da chikungunya e zika.

            O Controle de Infecção Hospitalar – CCIH e as enfermeiras da Santa Casa, participaram na manhã do dia 15 de dezembro, de um treinamento, no Centro de Estudos, que falou sobre o combate à dengue, também estiveram presentes representantes do SAMU, UPA e Hospital de Câncer.

A Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde foram as responsáveis pelas orientações, e distribuíram aos participantes um guia prático e uma cartilha contendo indicações de como deve ser tratado, afinal, a doença possui quatro tipos diferentes e por isso necessita de uma atenção especial para diagnosticar corretamente. A proposta é que os médicos também passem por treinamentos específicos, solicitado pelo Dr. Accacio Borges Neto, Coordenador de Saúde da SESSP junto a DRS XV de São José do Rio Preto, cuja finalidade é fazer uma reciclagem sobre a doença, porém a data ainda não foi definida.

A Santa Casa atende prontamente pacientes conveniados, que passam pelo médico de plantão no setor emergência, que avalia os sintomas apresentados. Dessa forma, acontece no UPA aos pacientes do Sistema Único de Saúde, porém, caso a situação for mais grave, o médico poderá encaminhar o paciente para internação no hospital.

            De acordo com o provedor, José Devanir Rodrigues, Garça, o hospital está estudando formas para atender todas as necessidades, caso houver epidemia na região. “Pensando no aumento de pacientes com os sintomas da dengue, estamos elaborando estratégias para recebe-los sem que haja qualquer tipo de problema. É claro, que torcemos para que as pessoas se tornem cada vez mais conscientes e passem a eliminar os criadouros, afinal, o combate ao mosquito depende de cada um”.

 

             

Comentários