Readequar estradas rurais e fomentar recuperação de mata nativa será o foco da Codasp

A Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, continuará em 2016 a desenvolver um dos seus mais importantes projetos de readequação de estradas rurais, por meio do programa Melhor Caminho/Pontos Críticos, em 43 municípios paulistas.
O conceito de atendimento de Pontos Críticos foi proposto pelo Secretário Arnaldo Jardim ao Governador Geraldo Alckmin, que viu uma oportunidade de atender às necessidades de mais produtores rurais em mais cidades do Estado de São paulo. Assim, o Programa Melhor Caminho foi renovado com o novo conceito, para otimizar seu trabalho e investimento.
O objetivo é ganhar tempo, poupar recursos e garantir a trafegabilidade com menos tempo de operação das máquinas – com o mesmo resultado de antes, que considera não apenas a estrada, mas também a conservação de solo e água. Isso porque a Codasp realiza um estudo do solo antes de começar a reabilitação, levando em conta qual o índice pluviométrico da região.
De acordo com o presidente da Codasp, Toshio Misato, uma das prioridades da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo é dar continuidade ao Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos. "Vamos buscar as autorizações junto ao governador Geraldo Alckmin para concluir o Programa em tempo hábil, levando em conta a questão eleitoral, e as questões climáticas".
Além disso, os técnicos da Companhia farão medições das obras em etapas para verificar em a qualidade do trabalho.
Outro ponto abordado foi o Trabalho de Recuperação Ambiental (TRA). "A Codasp começa uma nova vertente de trabalho de recuperação ambiental. Iniciamos em Holambra, com a parceria com a PCJ para fazer o projeto ambiental, e agora essa fase em Salesópolis. Isso para nós é muito importante, porque a agricultura precisa estar alinhada com o meio ambiente", afirmou Misato.

Comentários