Presidente da ACIJ, Carlos Altimari faz balanço positivo de 2015, apesar da crise


Apesar da crise econômica, o comércio de Jales conseguiu atravessar 2015 sem muitos problemas, com a grande maioria das empresas mantendo estabilidade nas vendas. Mesmo algumas que no fim do ano venderam menos do que esperavam também fizeram uma avaliação positiva, pois tiveram um movimento normal nos outros meses. Essa situação ficou constatada durante reunião da diretoria da Associação Comercial e Industrial, na quarta-feira, 6 de janeiro, quando os participantes relataram informações colhidas em vários segmentos do comércio.  

O presidente da associação, Carlos Roberto Altimari (foto), explicou que no primeiro semestre as vendas vinham se mantendo e até crescendo em certos setores, mas a partir de julho os efeitos da crise começaram a ser sentidos e as vendas caíram. Mesmo assim, segundo Carlinhos, as empresas atingiram as suas metas, conseguindo superar o agravamento da situação no final do ano, em um período marcado por muita incerteza.

O trabalho realizado pela ACIJ, com a promoção "Carnatal, uma folia de prêmios", com o sorteio de um carro zero quilômetro e centenas de brindes nas seladinhas e a decoração das ruas e praças com apoio da Prefeitura, Câmara e Associação dos Artesãos, também contribuíram para amenizar os efeitos da crise. As famílias de Jales e da região, mais um vez, foram para a cidade e fizeram suas compras em um ambiente de muita luz e alegria que marcou o período das festas de fim de ano.

Uma das explicações para essa situação de estabilidade, segundo Carlinhos, é o fato de Jales ter um comércio regional formado em sua grande maioria por pequenas empresas que mantêm sempre suas receitas sob controle, o que contribuiu, inclusive, para a redução do desemprego, ao contrário do que acontece nos grandes centros.

Expectativas - O ano que passou foi marcado pela superação, mas não quer dizer que 2016 vai ser igual. Carlinhos explica que os empresários estão com muitas dúvidas e manifestando até um pouco de ansiedade pelo que está por vir, mesmo porque a crise não é só econômica, mas política e institucional, o que pode trazer consequências imprevisíveis na vida dos cidadãos.

Por outro lado, o presidente da ACIJ afirma que também existe uma expectativa de melhora, pois as crises sempre passam, mesmo com todas as previsões negativas. É claro que em situações de dificuldades existe sempre mais cautela por parte dos empresários e dos consumidores, mas o importante é continuar trabalhando, todos cumprindo com suas obrigações e contribuindo para com o desenvolvimento da cidade, como afirmou.

Promoção – A promoção deste final de ano, mais uma vez, foi um sucesso provocado principalmente pelas seladinhas. Carlinhos lembrou que nunca se vendeu tantos cupons no comércio de Jales, como em 2015. Foi realmente um festival de prêmios, pois teve empresas que deram um brinde para cada consumidor.

Para o final de 2016 já começa a ser providenciado um trabalho que deverá incluir mais uma grande promoção, com muitos prêmios para a população, junto com ampliação da decoração das ruas e praças da área central da cidade. Para isso, o apoio dos parceiros de 2015 deverá continuar, como espera o presidente da ACIJ.

Comentários