Incêndio devora tudo, salvo imagens de Nossa Senhora

Luis Dufaur (*)

  
O incêndio devorador, o empenho de esforçados bombeiros refreados pela catástrofe, a família que perde tudo, pois nada pôde ser salvo, exceto duas pequenas imagens de Nossa Senhora com suas florezinhas em volta que permaneceram intocadas no oratório familiar. Mas agora em meio aos demais objetos carbonizados, relata o sargento Durval Dutra, do Corpo de Bombeiros.

Isso aconteceu em Santarém, oeste de Pará, na área da Cohab, bairro Diamantino, por volta de quatro horas da madrugada de quinta-feira, 7 de janeiro de 2016. Quando chegaram os bombeiros pouco puderam fazer.

Com frequência e intensidade cada vez maior, a Providência Divina vem anunciando com a linguagem dos fatos sua crescente intervenção protetora em meio a toda espécie de catástrofes. É como se tudo tivesse caminhando para uma calamidade universal, e Nossa Senhora fazendo sentir que por maiores que sejam os males Ela permanecerá sempre intocada.

Com efeito, precisamos mais que nunca nos voltar para Ela, antes de a desgraça acontecer, ou mesmo durante a tragédia. Afinal Ela triunfará sempre.

No caso de Santarém, segundo a informação de G1, apesar da destruição causada pelo fogo e o susto aos moradores, uma cena chamou atenção da equipe do Corpo de Bombeiros: duas imagens de Nossa Senhora ficaram intactas. (http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2016/01/incendio-atinge-casa-em-santarem-e-imagens-de-santas-ficam-intactas.html)

As imagens faziam parte de uma espécie de altar familiar na sala da casa. A cena observada pelo sargento foi assim descrita por ele: "Todo o teto desabou, mas em um local havia a imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós e ela continua intacta. Nem as flores que estavam ao redor pegaram fogo. A outra imagem parece ser de Nossa Senhora da Glória. É um fato constatado no local. Tudo foi destruído, menos as imagens".

Segundo os Bombeiros, no momento em que o incêndio iniciou havia três pessoas e um cachorro na casa.  Um dos moradores foi encaminhado ao hospital por inalar fumaça quando tentava salvar o cachorro, que acabou morrendo asfixiado pela fumaça.

Ao todo, cinco viaturas do Corpo de Bombeiros se deslocaram para o local para combater as chamas que atingiram todos os cômodos da casa. Os Bombeiros tiveram muito trabalho para evitar que o fogo atingisse as residências circunvizinhas.          

( * ) Luis Dufaur é escritor e colaborador da ABIM 

(Foto Reprodução-TV Tapajós) 

Comentários