Farmácia da Santa Casa é referência

A Santa Casa de Jales conta com uma estratégica e exemplar farmácia hospitalar, que tem como objetivo de trabalho o comprometimento com o paciente e o princípio de oferecer com segurança medicamentos de qualidade.

Composta por 11 colaboradores, dentre eles: farmacêuticos, técnicos de farmácia e agentes administrativos, o setor visa sempre manter a capacitação profissional do farmacêutico, para a prática da assistência hospitalar, integrando-o ao atendimento, acompanhamento fármaco terapêutico, às ações relativas à promoção e recuperação da saúde.

Uma estratégia utilizada também pelos colaboradores do setor é participar de equipes multidisciplinares, como a Comissão de Curativos, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e Comissão de Padronização de medicamentos, conforme protocolos médicos, para uma ampla assistência ao paciente.

Dentre as várias implantações está o kit de materiais para cirurgias, elaborado conforme solicitação prévia da enfermagem e dos médicos responsáveis por estes procedimentos. Outro método eficaz e seguro é individualizar os medicamentos para cada paciente assim que prescrito, com etiqueta de identificação fornecendo todas as informações necessárias para aplicação.

Para 2016, a farmacêutica responsável pela farmácia da Santa Casa, Marcela Selis Cavassani, adianta que haverá um aprimoramento no serviço. "A nova Capela de Fluxo Laminar que já está sendo adquirida, é uma conquista para o hospital e beneficiará todos os pacientes. Este equipamento será utilizado na manipulação e fracionamento de produtos industrializados, além de reforçar ainda mais a segurança, evitando o contado físico na dosagem e embalagem dos medicamentos".

No dia 20 de janeiro comemora-se o Dia do Farmacêutico, diante disso, a gestora Marcela, enfatiza a importância da profissão. "O farmacêutico tem uma grande responsabilidade, a de controlar os medicamentos, entre outras exigências, que com esse esforço diário resulta na recuperação da saúde de inúmeras pessoas", finalizou. (por Caroline Guzzo).

Comentários