Diocese em Votuporanga deve sair este ano; projeto prevê criação para Fernandópolis

Ethos Redação                      
A Nunciatura Apostólica no Brasil informou que o processo de criação da Diocese de Votuporanga, no interior de São Paulo, foi concluído. O pedido está no Vaticano com a espera de autorização para a viabilidade da Diocese que abarcará cercamunicípios, incluindo a região de Tanabi. Com o desmenbramento, Votuporanga deixará de pertencer a Rio Preto O decreto de ereção da nova província eclesiástica pelo Papa Francisco era aguardado para 2015, mas deve ficar para este ano. A expectativa foi confirmada por Dom Tomé Ferreira da Silva, bispo da Diocese de São José do Rio Preto, a que pertencem as  sete paróquias da cidade de Votuporanga.
Padre Gilmar Margotto, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, explica que a diocese de Votuporanga deverá abrigar 28 paróquias de 25 municípios da região, o que deverá facilitar a ação pastoral. “Teremos mais participação de líderes em encontros e haverá maior organização pastoral da nossa Igreja, com aproximação de bispos, padres e fiéis. Com isso, prestaremos melhores serviços ao povo de Deus”, avalia o pároco.
A paróquia Nossa Senhora Aparecida (Matriz), que será a Catedral de Votuporanga, completou 70 anos no final do ano passado e passa por reforma. “No momento, reformamos os vitrais da igreja. Queremos que ela esteja à altura no momento de criação da diocese”, disse padre Gilmar.
O processo de transformação foi iniciado em 2010, representado pelos padres Edemur Alves (morto em setembro de 2011), o padre Carlos dos Santos, e o padre Gilmar Margotto. Em entrevista ao A12.com, Dom Tomé comentou as fases do processo:
“O primeiro processo foi concluído junto a Santa Sé ainda por meu predecessor, Dom Paulo Mendes Peixoto, atualmente arcebispo de Uberaba. Após minha chegada, houve apenas a solicitação formal e nosso consentimento para que o processo seguisse os trâmites, o que foi feito por mim e pelo arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva. A Nunciatura informou que o processo foi concluído e agora aguardamos avaliação da Santa Sé e outras providências que podem ser solicitadas”, explica.
Há ainda projeto para a criação de uma Diocese, em Fernandópolis. A intenção da Igreja Católica é promover os bispos e integrá-los diretamente com a comunidade. A de Fernandópolis, que pertence a Jales, ainda depende de autorização e a viabilidade de projeto mais consistente. O bispo de Votuporanga deve vir da região de Ribeirão Preto.

Comentários