Dignidade Humana

*Flávio Carvalho

Ter DIGNIDADE ou SER DIGNO, expressa uma qualidade da pessoa humana que supõe merecimento de algo considerado valioso.

A dignidade é essencialmente um atributo da pessoa humana: pelo simples fato de "ser" humana, a pessoa merece todo o respeito, independentemente de sua origem, raça, sexo, idade, estado civil ou condição social e econômica.

Todos os homens são essencialmente iguais, perante Deus e perante os outros homens. O homem vale mais pelo que é do que pelo que tem.

Nesta sociedade, Eu não sou melhor que ninguém, mas também não existe ninguém melhor do que Eu!

Os Sistemas Sociais são conjunto de ideias, normas, regras que dizem respeito a sociedade; é a vida do homem organizada em comunidades em país ou nação; são também entendidas aqui as regras políticas, as posições ideológicas, a ciência dos fenômenos referentes ao estado. É o conjunto dos objetivos que formam determinado programa de ação governamental.

O mundo moderno está praticamente dividido entre 4 sistemas, formando dois grandes blocos: o LIBERALISMO/CAPITALISMO e o SOCIALISMO/COMUNISMO.

Os sistemas sociais, quaisquer que eles sejam são impotentes para sozinhos, implantar no mundo a justiça social. Nenhum deles apresenta propostas eficazes, porque nenhum deles é centrado no respeito à dignidade da pessoa humana.

O homem só se realiza plenamente e vive num ambiente de paz, justiça e amor, respeitando uns aos outros e praticando o Bem.

Falar da dignidade da pessoa humana é falar de um valor singular, inalienável que cada pessoa tem e que deve ser respeitado sempre.

Este valor singular, que é a dignidade da pessoa humana, nos é apresentado como uma chamada ao respeito incondicionado e absoluto. Um respeito que deve ser estendido a todos os que o possui: a todos os seres humanos.

Ainda que toda a sociedade, unanimemente, resolvesse deixar de respeitar a dignidade humana, esta continuaria sendo uma realidade presente em cada cidadão.

Mesmo quando alguns são relegados a um tratamento indigno, perseguidos, presos ou eliminados este desprezo não muda em nada seu valor incomensurável, haja vista que por sua mesma natureza, pela mesma força de pertencer à espécie humana, todo ser humano é em si mesmo digno e merecedor de respeito.

A defesa da dignidade das pessoas não compete, exclusivamente, aos indivíduos. O Estado, em particular, tem o DEVER de proteger os direitos de cada uma delas, POIS, a Constituição Federal, em seu artigo 1º, aponta A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA como um dos cinco fundamentos da organização do Estado brasileiro.

De acordo com a Carta Magna, a dignidade da pessoa humana é um valor supremo que atrai o conteúdo de todos os direitos fundamentais do homem, desde o direito à vida.

A Dignidade da Pessoa Humana deve ser entendida como o absoluto respeito aos direitos fundamentais, assegurando-se condições dignas de existência para todos e o efetivo exercício dos diversos direitos previstos legalmente...

É, efetivamente, poder exercer a CIDADANIA!!!


*Flávio Rodrigo Masson Carvalho

equilibriumyc@hotmail.com


Comentários