COM ELA CONVIVEMOS E VIVENCIAMOS A EDUCAÇÃO


Professora Rosangela Juliano Bordon Bigulin
Diretora de Graduação da UNIJALES  
 
 
 
No início do ano de 1991, nós, coordenadores de cursos da antiga FAFICLE, hoje UNIJALES, fomos surpreendidos com a presença do Professor Oswaldo Soler que nos apresentou a nova Coordenadora Geral de Cursos, Professora Ruth de Carvalho Ceneviva (foto ao lado).

Com uma personalidade forte, ideias avançadas, ironia cativante, tiradas desconcertantes e sem receio de dizer o que pensava, foi logo nos conquistando, com seu poder de liderança, com sua competência profissional, exigência, dedicação, e, principalmente, com seus conselhos e amizade.

 Este perfil foi forjado, segundo ela mesma nos contava, num contexto familiar, onde, estimulada pelos pais, lia e criticava textos literários, dogmáticos, políticos e religiosos, com direito de liberdade de expressão, mas, também, com o compromisso de assumir as responsabilidades pelas posições que assumia.

Com garra e determinação, fez parte da equipe que trabalhou pela criação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis – FACICA em 1993, da FAIJALES - Faculdades Integradas de Jales em 1999, e do Centro Universitário de Jales – UNIJALES, em 2005. Foram praticamente vinte anos dedicados à UNIJALES, fazendo parte da história desta instituição, sendo um exemplo de caráter e de educadora compromissada com a qualidade e com a superação de desafios.

 Possibilitou aos coordenadores, com os quais tinha contato direto, um convívio profissional fraterno, ensinando a todos como trabalhar em equipe, mas, também, com autonomia, construindo o perfil ideal de coordenador gestor dos cursos no âmbito pedagógico e administrativo. Proporcionou, ainda, a outros funcionários, significativas contribuições acadêmicas e administrativas que foram incorporadas e posteriormente enriquecidas com novos conhecimentos.

Circulava pelos corredores da então FACICA, “convidando” os alunos que insistiam em ampliar o horário do intervalo para mais de 20 minutos, com suas palmas características e sua postura de general, mas que tinha por trás, compreensão, carinho e amor por todos os estudantes, professores e funcionários.

No dia 24 de janeiro de 2016, resolveu descansar e partiu. Em nossa memória deixou para sempre os frutos da nossa convivência e, para aqueles com os quais conviveu, uma história de amor e dedicação à mais importante e bela das missões: a de ensinar. Foi, sem dúvida, uma figura singular que se destacou e com a qual convivemos e vivenciamos: amizade, companheirismo, conhecimento e, sobretudo, educação. Você, Dona Ruth, será eterna em nossos corações.

Comentários