Candidiáse no verão: fique livre da doença


 
Pelo menos uma vez na vida 75% a 80% das mulheres terá candidíase. Essa infecção que acomete a região genital tem maior incidência no verão devido às altas temperaturas, alta taxa de umidade, higiene genital inadequada, uso de antibióticos, anticoncepcionais, corticóides, estresse, exposição ao sol e até mesmo à alimentação.

A candidíase é provocada por um fungo chamado Candida albicans, sendo mais comum entre as mulheres, no entanto, os homens também podem apresentar a infecção. "Uma das formas de contágio é através do contato sexual, mas isso não significa que é uma doença sexualmente transmissível, pois pode ocorrer em pessoas que nunca tiveram relações sexuais. Mesmo que o homem ou a mulher tenha uma relação com a camisinha, o pênis faz um microtrauma na parede da vagina, assim a mulher fica mais predisposta à doença", explica a ginecologista e obstetra Erica Mantelli (CRM 124.315), pós–graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP)

A candidíase também está associada ao sistema imunológico, além de ser comum ocorrer em mulheres grávidas ou pacientes com doenças que comprometem a imunidade, como a Aids e o diabetes. "As gestantes também podem sofrer com o problema, já que a imunidade tende ficar mais baixa nesse período e o Ph da vagina fica mais ácido favorecendo a proliferação do fungo", revela a ginecologista.

O tratamento em gestantes deve ser feito apenas no local, evitando o uso de medicamentos via oral.

Sinal de alerta – Para esclarecer os principais sintomas da candidíase, a ginecologista Erica Mantelli elaborou uma lista que pode indicar o problema tanto no homem como na mulher:

Nas mulheres: coceira na vagina e no canal vaginal; corrimento branco grumoso; ardor local e para urinar; dor durante as relações sexuais. vermelhidão na vulva

Nos homens: pequenas manchas vermelhas no pênis; edema leve; lesões em forma de pontos; -prurido (coceira).

Em casos mais graves distúrbios gastro-intestinais e outros problemas dermatológicos podem aparecer.

Candidíase tem cura? – De acordo com a ginecologista, quando diagnosticada há dois tratamentos possíveis, que podem, inclusive, ser combinados. Creme vaginal, assim como medicamente antifúngico via oral. Para homens infectados, o tratamento recomendado é apenas via oral. "Nos casos em que o casal apresenta uma candidíase recorrente, que vai e volta, é preciso que o homem e a mulher façam o tratamento", esclarece Mantelli.

Algumas medidas também podem ser adotadas para amenizar o problema. "Manter a higiene íntima, não fazer o uso do protetor de calcinha diário (pois a região íntima fica abafada e há aumento da umidade local), optar por roupas frescas, principalmente na época mais quente do ano e cuidar da alimentação", aconselha a Dra. Erica.

Em situações de recorrência é preciso uma avalição minuciosa da saúde da mulher, pois essa infecção oportunista deve estar ocorrendo devido a estresse, problemas emocionais e alterações da imunidade. Existem medicamentos e tratamentos específicos pra melhorar a imunidade e com isso evitar candidíase de repetição.

Caso apresente qualquer sintoma procure o ginecologista o quanto antes e jamais inicie o tratamento e uso de medicamentos sem recomendação médica.

Comentários