“A serviço do bem comum”


 
 Este é o lema episcopal escolhido pelo bispo diocesano de Jales, D. José Reginaldo Andrietta

No dia 21 de outubro de 2015 ele foi nomeado bispo de Jales, pelo Papa Francisco. Ordenado bispo no domingo, 27 de dezembro, na Basílica de Santo de Pádua, em Americana (SP), Dom Reginaldo chegou à Jales na terça-feira (26), quando deu inicio à preparação para a sua posse neste domingo, 31 de janeiro.

A cerimônia de ordenação de D. Reginaldo mobilizou mais de 150 padres, seminaristas e religiosos, 11 bispos e cerca de 300 colaboradores, com a presença de mais de 1500 pessoas. A Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo emérito de Jales, Dom Luiz Demétrio Valentini.

Desde 2009, exercia função de pároco da paróquia São Judas Tadeu de Americana. É também diretor eclesiástico da diaconia São Judas Tadeu e professor de Teologia Pastoral do Centro Diocesano de Formação Teológica da Diocese de Limeira. Participa como membro do Conselho de Presbíteros desde 2014. Padre José é autor do livro "Os Jovens Trabalhadores Conquistando Trabalho e Justiça".
Falando a Marco Antonio Marques, da Folha Noroeste, D. Reginaldo disse sentir-se agraciado com a escolha de seu nome, configurado com a figura de Cristo que escolheu os seus apóstolos, pois ele agora também faz parte da associação dos apóstolos, assumindo uma diocese tão belamente administrada por D. Demétrio e afirmou "ser uma alegria muito grande poder dar continuidade ao trabalho maravilhoso de meu antecessor".

D. Reginaldo assume a Diocese de Jales neste domingo, 31 de janeiro, com a Celebração Eucarística de Posse, às 10 horas, na Catedral Nossa Senhora da Assunção.
Neste domingo a Diocese recebe seu quarto bispo diocesano D. José Reginaldo Andrietta, que ao falar sobre sua linha de trabalho e suas perspectivas, disse que "num primeiro momento, quero conhecer a realidade do povo, suas situações de vida familiar, de estudo, trabalho e suas aflições, demonstrar a caridade do Cristo, estando a serviço desse povo, seguindo o lema que escolheu para o seu episcopado".

D. Reginaldo disse que é missão de todo cristão melhorar as condições de vida e que todos devem ter fé e confiança em Cristo sempre "pois é Ele quem envia em missão para viver o amor e a comunhão no ambiente do lar e em todos os lugares, praticando e ensinando a fraternidade e a solidariedade, sobretudo com os mais necessitados e o engajamento e a participação das entidades sociais e comunitárias, para estar sempre a serviço do bem".
A Diocese de Jales foi criada pelo Papa João XXIII no dia 12 de dezembro de 1959 por meio da bula Ecclesia Sancta, sendo instalada a 15 de agosto de 1960. Foi desmembrada da diocese de Rio Preto e pertence à Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, e conta com 53 paróquias, entre elas, a Paróquia Santa Rita, de Fernandópolis. O primeiro bispo diocesano de Jales foi Dom Arturo Gerrit João Hermanus Maria Horsthuis no período de 1960-1968 que por motivo de doença foi substituído por D. Luiz Eugênio Perez, nomeado bispo de Jales em 16 de março de 1970, em cujo mandato de 1970-1981 foi construída a Catedral. Transferido para a Diocese de Jaboticabal onde foi bispo de 1981 a 2003 quando faleceu. A Diocese de Jales recebeu como seu novo bispo Dom Luis Demétrio Valentini empossado em 15 de agosto de 1.982 cujo mandato foi de 1982-2015, renunciando por idade.

Comentários