Urânia promove Semana de Ação contra a Dengue




 
Ao longo deste ano o Município de Urânia vem engajando uma luta contra o Aedes Aegypti, mosquito responsável em transmitir a Dengue, a febre Chikungunya e a febre do Zika vírus.

Para controle e redução dos focos de criadouros do mosquito a Secretaria da Saúde junto aos profissionais do NASF, Vigilância Epidemiológica, Agentes de Combate as Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiras das ESF’s vem desenvolvendo ações educativas para a população em geral.

Um amplo trabalho foi desenvolvido nas escolas municipais por meio de folhetos, folders, palestras, vídeos com o intuito de conscientizar as crianças sobre os perigos e as consequências desta doença. Ainda a Equipe do SEMUCA e Agentes Comunitários de Saúde realizaram no mês de Outubro um trabalho de manejo ambiental com o Arrastão casa a casa orientando os moradores na retirada de possíveis locais de proliferação do vetor, inspeções de rotina durante visitas às residências e pulverização do inseticida nas áreas de maior incidência do mosquito.

Com o intuito de intensificar as ações, conscientizar e informar a população, no dia 26 de Novembro, Urânia promoveu o dia "D" de combate a Dengue, onde funcionários da Saúde estiveram nas ruas de maior transição de veículos e pessoas, comércios e escolas da cidade com materiais informativos para reforçar ainda mais as orientações relativas às medidas de eliminação de criadouros do mosquito transmissor da doença, mobilizando a população sobre suas responsabilidades e compromissos de manter os quintais e terrenos limpos, evitando o acúmulo de água parada, o que contribuiria para o controle e a diminuição da quantidade de focos.

Ainda neste dia as crianças do 1° ano do ensino fundamental da EMEIF "Pinguinho de Gente" tiveram a oportunidade de aprender de forma prática como ocorre o trabalho de intensificação ao combate do mosquito e criadouros, para isso o SEMUCA e os Agentes Comunitários de Saúde mostraram e explicaram como esta atividade ocorre utilizando o espaço físico da instituição. Esta mesma prática foi executada nas escolas EE Professora "Élide Apparecida Carlos" e EE "José Teixeira do Amaral" com as crianças do 5º ano, onde estes foram a campo, mediante autorização dos pais ou responsáveis, com o intuito de orientar os moradores próximos às escolas sobre os riscos da doença e a busca ativa dos possíveis criadouros e sua eliminação.

As ações e os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde com apoio da Prefeitura Municipal vêm com o propósito de mobilizar a sociedade e disseminar conhecimentos sobre como evitar a multiplicação da Dengue, participando de forma efetiva da eliminação dos criadouros e impossibilitando que as novas patologias também transmitidas pelo Aedes Aegypti incidam-se no Município de Urânia. (Saúde Urânia)

Comentários