Perder

*Flávio Carvalho

 
Perdi minha paz! Mas serei eu um pacificador?

Perdi minha calma! Mas serei eu um ser sereno?

Perdi meu sono! Mas terei eu a consciência tranquila?

Perdi meu humor! Mas terei eu feito alguém sorrir?

Perdi os meus bens! Mas será que sei dividir?

Perdi o trem! Mas será que sabia para onde ir?

Perdi meus direitos! Mas será que cumpri meus deveres?

Perdi o amor da minha vida! Mas será que soube amar um dia?

Perdi minha coragem! Mas será que conheci o medo?

Perdi a minha fé! Mas será que acredito em Deus?

Perdi meu emprego! Mas será que gosto de trabalhar?

Perdi meus amigos! Mas será que sou confiável?

Perdi minha alma! Mas será que não a vendi?

Perdi tudo na vida! Mas será que estava vivendo?

Para não perder é preciso saber escolher!
Vivemos de escolhas, se escolhemos mal, perdemos, se acertamos nas escolhas sofremos menos, digo menos porque é impossível viver com completa isenção de sofrimentos. A luta então é para perder menos, sofrer menos.

Como diz a música: " Viver e não ter a vergonha de ser feliz", então devemos perder a vergonha, ou seja, não ter medo de ser feliz, mesmo com todas as perdas e todos os sofrimentos.

Se não quer perder, se não quer sofrer, não viva! Pois viver é um risco, se arrisque mais, ouse mais.

As vezes não podemos pensar nas consequências, devemos nos atirar, experimentar. Quem sabe não teremos outra chance, não percamos as oportunidades que se desnudam em nossa frente, e as ignoramos.

Se perder, aprenda com a perda, jamais desista. Se está perdendo, é porque está vivendo, pode estar fazendo as coisas de maneira errada, mas se está perdendo está vivendo.

Conquiste o merecimento, aprenda a usar a razão, mas sem deixar de lado as emoções, as suas intuições.

Se dê novas chances, tente, tente, tente sempre!

E lembre-se, perder faz parte da aprendizagem.

Flávio Rodrigo Masson Carvalho

equilibriumtc@hotmail.com


Comentários