Mais um Natal

*Flávio Carvalho

Está chegando o natal. Estamos a alguns dias de ficarmos "bonzinhos", estamos a alguns dias de ficarmos mais sensíveis, mais carinhosos, mais pacientes. É sempre assim na época do natal conseguimos perdoar mais facilmente, somos mais tolerantes. Na época do natal pensamos mais nos menos afortunados. Na época do natal nos emocionamos facilmente, choramos por qualquer coisa. Pensamos com emoção em Jesus e no seu martírio. Na época de natal somos verdadeiros cristãos!

Será que somos cristãos ou demagogos? Pois o resto do ano nos esquecemos de Jesus, a não ser quando queremos pedir algo. No resto do ano nos esquecemos dos mais carentes, dos pobres de espírito. No resto do ano esquecemos que o mundo está em guerra, que milhares de crianças estão morrendo de fome todos os dias. No resto do ano só queremos ganhar, ficarmos ricos, acumular bens materiais. No natal pensamos em dividir um pouco, refletimos sobre a desigualdade e a injusta repartição de riquezas. Ou seja, na época do natal ficamos "bonzinhos" . Será isto demagogia? Ou na época do natal conseguimos ser mais nós mesmos? Será que na época de natal nos aproximamos do nosso verdadeiro ser? Não sei responder!

Natal deveria ser todos os dias. Deveríamos nos lembrar de Jesus todos os dias, deveríamos ser bondosos, sensíveis, caridosos os 365 dias do ano. Por que não conseguimos? Como deixamos nossos corações endurecerem logo após o natal? E que magia é essa que a época de natal exerce sobre nós? Não tem magia alguma. É que nesta época nos lembramos de maneira especial daquele nosso Irmão mais velho que deu a vida por nós. Na época de natal nos lembramos da maneira correta de Jesus, seu exemplo de vida, sua bondade e seu amor para conosco.

Como seria melhor o mundo se nos lembrássemos de Jesus desta maneira todos os dias, em todas as épocas. O mundo sem dúvida seria muito melhor. O amor reinaria com maior facilidade, seríamos mais felizes e, mais ricos.

O espírito natalino já começa a contaminar as pessoas. Sei disso, pois já começo a pensar em fazer as pazes com aqueles que estou distanciado, já começo a pensar naqueles parentes "malas" com um certo carinho e nostalgia. No resto do ano nem me lembro que eles existem, mas na época do natal são meus parentes.

Como seria bom se o natal fosse todos os dias. Ganharíamos presentes todos os dias, não estou falando de presentes materiais, que também é bom de se ganhar, falo de outros presentes, de carinho, perdão, novas amizades etc.

Se acreditarmos e, desejarmos fortemente, poderemos ter um natal eterno. O primeiro passo para que isso aconteça é nos lembrarmos de Jesus todos os dias, é jamais esquecermos suas máximas morais e seu exemplo de vida. Muitos pensam em Jesus como um Deus se esquecem que ele só é nosso exemplo de vida por ter vivido exatamente como nós, de "carne e osso", se ele fosse um Deus seu exemplo de vida não seria tão maravilhoso assim. Para que possamos fazer de todos os dias natal, temos que seguir as pegadas de Jesus, ou seja, fazer do seu exemplo de vida nosso meio de vida. Temos que repensar o nosso Cristianismo.

Enquanto não estamos preparados, ainda, para sermos como Jesus, vamos tocando nossas vidas e, no natal nossos sentimentos e ações se aproximam um pouco com os de Jesus.

Não prestamos atenção, mas as dificuldades financeiras, a crise, contribui para com que nos aproximemos cada vez mais. Como não temos dinheiro sobrando para presentes, passemos então a dar carinho, abraços, perdão e amor.


*Flávio Rodrigo Masson Carvalho

equilibriumtc@hotmail.com

Comentários