Cuiabá sedia reunião do revezamento da tocha olímpica

A cidade é o ponto de partida para os amantes do ecoturismo e do turismo de contemplação da natureza

centro sul rio
cuiaba_200 setor sul d_ok.jpg
Cuiabá se prepara para atrair turistas durante a Olimpíada de 2015. Crédito: Marcos Vergueiro

Max Gonçalves

A capital do Mato Grosso sedia, nesta quinta-feira (3), a reunião preparatória para o revezamento da tocha olímpica, que acontece a partir de maio de 2016 e passará por várias cidades brasileiras. Equipes do governo federal chegam à capital para tratar da mobilização e da logística do evento com as lideranças políticas das cidades do Mato Grosso por onde passará o símbolo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A ação do Ministério do Turismo tem por objetivo reforçar a importância dos jogos para aumentar a visibilidade do Brasil como destino turístico.

A olimpíada deve atrair um grande número de estrangeiros e brasileiros para o estado do Mato Grosso, interessados nas belezas naturais da Chapada dos Guimarães e do Pantanal Matogrossense e na observação de animais na Rodovia Transpantaneira (Poconé), no Parque Estadual Cristalino (Alta Floresta) e nos municípios de Cárceres, São José do Rio Claro e região do Araguaia. A capital, Cuiabá, é o principal ponto de partida para se chegar aos principais destinos.

As reuniões preparatórias para o revezamento da tocha, com participação do Ministério do Turismo, já foram realizadas em 13 capitais. Até o final deste ano, devem cobrir todo o território nacional, levando a mensagem de que os jogos olímpicos são um evento de todo o Brasil. “É uma oportunidade de engajamento da população e de representantes dos 27 estados brasileiros com o espírito olímpico, que durará cerca de 90 dias, até a entrada da chama olímpica no estádio na cerimônia de abertura”, disse o assessor da Secretaria Executiva, Ítalo Mendes.

ANO OLÍMPICO DO TURISMO – É uma iniciativa do Ministério do Turismo que visa projetar o Brasil durante o evento, revelando os destinos do país, a hospitalidade do brasileiro e a qualidade dos nossos atrativos. Entre as ações destacam-se a qualificação de profissionais nas cinco cidades que sediarão o futebol: Brasília, São Paulo, Salvador, Manaus, Belo Horizonte e Rio de Janeiro; e a conquista da isenção de vistos a turistas estrangeiros, sancionada na última semana pela presidenta Dilma.

O REVEZAMENTO DA TOCHA PELO PAÍS - Conheça o caminho do fogo olímpico e um pouco mais sobre os destinos que celebram o evento no país.

Comentários