Urânia realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata com exames realizados no próprio município





O mês de novembro ficou marcado no município de Urânia pelas ações realizadas em prol a Saúde do Homem. A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde de Urânia junto as equipes de saúde e o NASF-2 Núcleo de Apoio a Saúde da Família, realizaram ações preventivas em combate ao Câncer de Próstata, este que pode acometer homens acima de 45 anos, lembrando que esta é uma doença que atinge um percentual muito alto da população masculina e que é necessário a prevenção anualmente para que a cura seja possível, sendo descoberta a doença.

Neste mês a administração municipal contratou um médico especialista em Urologia para atender no Centro de Saúde II, referência para as 03 Unidades Básicas de Saúde do Município, realizando consultas e exames preventivos ao Câncer de Próstata, como o Toque Retal, solicitação de exames de sangue e Urina para complemento do diagnóstico, além do empenho desse profissional, inicialmente antes do atendimento, reunir com o grupo de pacientes e equipe multidisciplinar da saúde numa palestra de orientações e cuidados quanto a prevenção dessa terrível doença que acometem os homens, muitas vezes por descuido e mesmo pelo preconceito de submeter-se ao exame, procurando o médico muitas vezes em estado avançado da doença o que dificulta o tratamento e a cura.

As equipes de enfermagem e do NASF estiveram acolhendo os pacientes, prestando orientações sobre a Campanha "Novembro Azul", por meio de palestras e vídeos informativos e esclarecendo dúvidas sobre a doença.

Complementando o trabalho preventivo aos homens e mulheres do município, o Centro de Saúde II esteve aberto em horário alternativo, nos dias 10, 11 e 12 deste mês, realizando Exames preventivos à Saúde da Mulher, como orientação e execução do autoexame das mamas e a coleta do Papanicolau e aos homens solicitação do exame de sangue preventivo ao câncer de próstata, o PSA, sendo realizado palestras educativas.

A Coordenação de Saúde, juntamente às equipes de saúde envolvidas nesta Campanha, após avaliação das ações preventivas realizadas durante o período, considerou ser de grande importância para a população masculina, uma vez que houve grande interesse dos homens na realização do exame, facilidade de realizar o mesmo, no próprio município, evitando deslocamento para outros centros, além de realizar o exame de próstata, sem filas de espera, com dia e hora agendado.

Concluindo, acreditamos que ações preventivas desse nível, necessitam de serem incrementadas todo ano, porque além de termos ainda uma grande resistência por parte dos homens na realização do exame, observamos boa adesão dessa população na Campanha Novembro Azul. (NASF de Urânia).

Comentários