por Daniel Zílio

 
 
A coordenadora de projetos do Hospital de Câncer de Jales, Michelle Couto
Salerno falou sobre " Aprendendo a maneira científica de se produzir ciência"
 
 
 
A oitava edição da Jornada de Iniciação Científica da Unijales aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro e teve como objetivo introduzir os alunos na pesquisa científica e tecnológica, possibilitar que o estudante, desde cedo, esteja em contato com este tipo de atividade, promover a troca de experiência entre os amigos da graduação, além de enriquecer a qualidade da formação acadêmica.
 

A Jornada de Iniciação Científica foi organizada pelo professor Dr. Silvio Luiz Lofego, diretor de Pós-graduação Pesquisa e Extensão, com a colaboração dos professores e coordenadores da Unijales. Constitui fórum para discussão de questões relativas à pesquisa, além de proporcionar um intercâmbio de informações entre os alunos participantes e os palestrantes. O evento é realizado anualmente e neste ano recebeu aproximadamente 500 alunos.

No primeiro dia, realizada no Ginásio de Esportes "Cristovam Soler", da Unijales, a coordenadora de projetos do Hospital de Câncer de Barretos, Unidade Jales, Michelle Couto Salerno, ministrou a palestra "Aprendendo a maneira científica de se produzir ciência". Nesse mesmo dia os coordenadores Bruno Rubinho, de Fisioterapia, Célia Zerbato, de Pedagogia e Luciana Rocha, de Administração realizaram as apresentações das atividades de pesquisa e extensão nas áreas de saúde, educação e gestão.

No dia 20 de novembro, sexta-feira, a Jornada continuou com a Comunicação dos Trabalhos de TCC e Iniciação Científica (seções por área de pesquisa), no qual os alunos apresentaram os resultados das suas respectivas pesquisas.

Os alunos que participaram da VIII Jornada de Iniciação Científica fizeram a doação de garrafas e galões de água, que serão doados aos moradores da cidade de Mariana-MG, que foram afetados pelo desastre ambiental causado pelo rompimento da barragem de uma mineradora. Os alunos dos cursos de Educação Física e Pedagogia fizeram doações em dinheiro. Além de muito conhecimento, a Jornada de Iniciação Científica proporcionou um grandioso gesto de solidariedade.

Comentários