FOLHAGERAL

da redação
 
 
O prefeito



Pedro Manoel Callado Moraes, juntamente com o secretário de Planejamento e Trânsito, José Magalhães Rocha, recebeu em seu gabinete na terça-feira (24 de novembro), o presidente da Câmara Municipal Nivaldo Batista de Oliveira (Tiquinho), o comandante Messias e Pedro Cavenagui. Os visitantes relataram informações sobre a viagem deles a Brasília – na época da licença do prefeito – para tratar de assuntos do aeroporto de Jales.

De jatinho



só na ida (e mãos abanando na volta), foi como aconteceu a viagem a Brasília (DF), na quarta-feira (18 de novembro), liderada pelo então prefeito interino Nivaldo Batista de Oliveira (Tiquinho). Segundo se comentou, não houve liberação de recursos para aplicar na infraestrutura do aeródromo municipal. Orçamento público tem suas mazelas. Pode não haver de recursos ou pode haver recursos somente para projetos já aprovados.


Segundo



comentários que circulam na cidade, se o prefeito Callado endossar a volta de um time de futebol profissional a Jales, ele vai mesmo ter que providenciar uma maleta cheia de dinheiro. O Estádio Municipal Dr. Roberto Valle Rollemberg precisará de modificações e benfeitorias que vão custar muito mais do que uns bons trocados. Além disso, será preciso avaliar os benefícios sociais e econômicos para não dar com os burros nágua.


A Reforma



Eleitoral 2015 (Lei n°. 13.165/2015) promoveu diversas mudanças na Lei das Eleições (Lei nº. 9.504/1997) que passam a valer a partir do pleito municipal de 2016. Quem está na política tem que saber. Um caso oportuno a considerar diz respeito à filiação partidária.


A Lei



nº. 13.165/2015 – publicada em 30 de setembro de 2015 – modificou os prazos de filiação partidária. Pela regra anterior, para concorrer em uma eleição, os políticos deviam se filiar a um partido um ano antes do pleito (artigo 9º. da Lei 9.504/97). As regras da nova Lei reduziram para seis meses, antes da data das eleições, o prazo de filiação partidária para alguém que se candidate a um cargo eletivo. Ficou melhor.


No Partido



Verde (PV jalesense), com a aproximação das eleições municipais, o ambiente está ficando carregado. Pretensos candidatos a candidatos – como Osvaldo Costa (presidente da agremiação), Riva Rodrigues e Clóvis Viola – querem porque querem ser cabeça de chapa em 2016. Muito cacique, muito querer, consenso difícil. O Partido Verde tem muito a ver com estes dias. Mas disputas internas prejudicam o planejamento e levamlevam ao fracasso.


Os demais



partidos políticos jalesenses, simplesmente, passam ao largo das teses do Partido Verde. É como se o município de Jales estivesse com todos os seus problemas ambientais resolvidos. Não é verdade, na cidade nem no campo. Na cidade, o modo de tratar as árvores e o lixo é primitivo. No campo, a devastação das matas foi cruel.


Na noite



deste sábado (28 de novembro), a prefeita Ana Lucia Módulo, de Vitória Brasil, recepciona a população e convidados às 21 horas, na Praça da Matriz de sua cidade, para a inauguração da iluminação de Natal. O tema deste ano é "Magia de Natal". Vai ter som da Claudir Banda Show. Um excelente evento. Vale a pena participar.


Falando



em festa, o deputado Carlão Pignatari participou da cerimônia de inauguração da iluminação do Projeto Sonho de Natal 2015, da Estância Turística de Santa Fé do Sul, na noite de sábado (21 de novembro), ao lado do prefeito Armando Rossafa e de José Roberto Sadek (Secretário Adjunto, da Secretaria de Estado da Cultura). O evento foi realizado na Praça Salles Filho, que já recebeu o artista Almir Sater este ano.


Para a



decoração de Natal, a Prefeitura da Estância Turística possui uma equipe especializada que há vários anos vem executando o Projeto Sonho de Natal. O pessoal é animado e já utilizou 2,8 milhões de garrafas PET. No final da cerimônia, a vice-prefeita Elena Rosa agradeceu ao deputado: "Só Deus para pagar tudo o que você faz por Santa Fé do Sul".


Corre



à boca pequena, no meio político de Jales, que o PSDB local estaria negociando uma coligação com o DEM de Flá Prandi. Esta coligação contaria também com a participação do PMDB. Dizem que os dois partidos – PSDB e DEM – já tiveram uma conversa preliminar sobre o assunto. Nada dizem sobre a qualidade da conversa.


Segunda



(30 de novembro), durante a sessão ordinária do Legislativo, os vereadores vão discutir e votar o Parecer Prévio do TCESP, que rejeitou as contas municipais do exercício de 2012, do então prefeito Parini e seu vice Clóvis Viola. Comenta-se que o parecer será aprovado, mas isto é coisa em que pouca gente acredita. Pelo menos dois vereadores, Luiz Fernando Rosalino e Pérola Cardoso (petistas, como Parini), podem votar contra o parecer.


Políticos



são sistemáticos, viciados em política partidária. Nos discursos eleitorais, falam que vão trabalhar em benefício do povo. Depois de eleitos, agem em favor dos seus partidos. Infelizmente, esta é a praxe política em todos os níveis nacionais. Muitos, quando saem do poder, reclamam que trabalharam muito e renderam pouco. Óbvio!

Comentários