FOLHAGERAL

da redação


Na sessão

da segunda-feira (16 de novembro), os vereadores deveriam – em primeira e única sessão de discussão e votação – aprovar ou rejeitar o Parecer do TCESP, que desaprovou a prestação de contas municipais do exercício de 2012, dos então gestores Humberto Parini (prefeito) e Clóvis Viola (vice-prefeito).


Ao invés
disso, após a fala defensiva do ex-prefeito Parini na tribuna, os vereadores optaram por uma decisão mais cômoda. Eles aprovaram um pedido de vista, feito pelo vereador petista Luiz Fernando Rosalino, para "uma melhor análise do relatório desfavorável à prestação de contas dos ex-gestores municipais".

Segundo
os competentes "analistas" políticos lá do botequim da vila, a decisão dos parlamentares foi apenas um balão vistoso para entreter o povo. Depois, lá na frente (daqui 15 dias) podem não aprovar o parecer, porque sabem que rejeição de prestação de contas pelo Legislativo não tem prazo de validade para candidaturas a pleitos eleitorais.

Na véspera
da sua viagem a Brasília (DF) – segundo comentários nos bastidores – o então prefeito interino, Nivaldo Batista de Oliveira (DEM), teria rodada a baiana contra um assessor. E agora, tem gente de olho vivo nele. Terá ele, no cargo, colocado as manguinhas de fora?

Já que
se fala em viagem, uma pergunta se ouviu desde o embarque do prefeito interino Nivaldo Batista de Oliveira (Tiquinho), ao lado do vereador Jesus Martins Batista e do cidadão Pedro Cavenagui, num jatinho rumo a Brasília (DF), na quarta-feira (18/11), para audiência na Secretaria de Aviação Civil (SAC) sobre o aeródromo municipal (está tudo na rede social, as fotos): Quem arcou ou arcará as despesas? Hein? Hum? Ou foi de graça?

O prefeito
Pedro Callado reassumiu o Executivo nesta sexta-feira (20), após 15 dias de licença médica. A expectativa é de mudanças na administração, apesar da crise financeira, para uma melhor equação das dificuldades no ano de 2016. É o que todo mundo deve fazer, na vida pública e na vida privada, visando atravessar estes tempos difíceis.

O PMDB
nacional confirmou a decisão de lançar candidato próprio à presidência da República em 2018, sem romper com o PT mas fazendo discurso exclusivo. Com certeza, no mínimo vai tentar ir de candidato próprio a prefeito de Jales em 2016. A não ser que os peemedebistas locais queiram chegar ao poder em coligação, na garupa de outro partido.

O Congresso
Nacional derrubou o veto – da presidente Dilma Rousseff – ao voto impresso para conferência das urnas eletrônicas, previsto no projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 5735/13). Na votação da Câmara, 368 deputados foram contra e 50 deputados a favor do veto. No Senado, o placar foi de 56 a 5.

Enquanto
a população jalesense fica ouvindo assessores do prefeito Callado falarem em futebol profissional – em tempo de crise financeira sobre a Prefeitura e falta de recursos públicos para investimentos –, a população santa-fé-sulense pula de alegria e festeja a chegada de recursos. Na quarta-feira (18/11), o prefeito Armando Rossafa (PSDB) assinou convênio para liberação do FID (leia nesta edição) de mais de R$ 1,5 milhão.

Nesta
quinta-feira (19/11), com o apoio do deputado Carlão Pignatari (PSDB), o prefeito daquela Estância Turística assinou convênio para a liberação de mais de R$ 2 milhões. Carlão não foi o mais votado em Santa Fé do Sul, e lá teve menos votos do que em Jales mas apoio dos tucanos. Esta pode não ser a explicação, mas ajuda a entender as diferenças.
Enquanto
isso, por aqui os tucanos – que deram à deputada Analice Fernandes mais de 10 mil votos – até agora nem sabem dizer quanto ela conseguiu de recursos para Jales. Pouca coisa não fica gravada na lembrança. Talvez isto sirva de orientação aos tucanos: votar em Analice e votar em Carlão, não são a mesma coisa.
O vereador
Fagner Amado Pelarini (o Nenê do Pet Shop) teve aprovada por unanimidade – na sessão camarária de segunda-feira (16/11) – uma Moção ao empresário Alcides Oliveira Fernandes pelo investimento que está realizando em Jales. Trata-se da construção de um amplo prédio para receber as instalações do Supermercado SBR, bastante conhecido e bem avaliado pelos consumidores da região de Santa Fé do Sul.

Nenê do Pet Shop
ressaltou que "empresários desta envergadura sempre serão muito bem recebidos e acolhidos em nossa cidade, um centro comercial regional de referência, que certamente retribuirá com largos resultados a confiança depositada nas possibilidades de negócios e investimentos em Jales". Vamos torcer para que este empreendimento estimule o crescimento da nossa economia.

Os vereadores
Gilberto Alexandre de Moraes, Jesus Martins Batista, Luís Fernando Rosalino, Pérola Maria Fonseca Cardoso e Rivail Rodrigues Júnior estão requerendo, ao prefeito Pedro Callado, informações sobre os problemas de acesso ao Portal Transparência da Prefeitura Municipal e de falta de dados que devem ser mostrados no portal.

Segundo
os parlamentares, é função do Portal Transparência permitir acesso ágil, amplo e objetivo da população aos dados de aplicação dos recursos públicos. Assim, os cidadãos podem acompanhar a gestão das finanças na administração direta e indireta, visitando as seções sobre receitas e despesas que o Portal da Prefeitura deve apresentar. Os problemas de operação, as dificuldades de acesso e a falta de informações básicas fazem com que as obrigações legais não sejam atendidas e a função social não se cumpra.

É necessário
que uma pessoa qualificada fique encarregada de atualizar diariamente o Portal da Transparência. Mas pode haver a desculpa de falta de recursos, de que não existe gente para tal serviço, fazendo que os dados não sejam postos à disposição da sociedade.

Comentários