DEFESA CIVIL REALIZA O LANÇAMENTO DA OPERAÇÃO VERÃO 2015-2016 E O ENCERRAMENTO DA OPERAÇÃO CORTA FOGO 2015.

 
Ação envolve diferentes órgãos do Governo Estadual e visa a prevenção e a mitigação de danos e prejuízos em consequência de desastres naturais típicos da estação
A  Defesa Civil do Estado de São Paulo (CEDEC/SP) realiza, na próxima segunda-feira, 23 de novembro, o Lançamento da Operação Verão 2015-216 e o Encerramento da Operação Corta Fogo 2015, em todo o território paulista, que simultaneamente figuram como as duas maiores ações de gestão de risco da Defesa Civil Estadual e tem como propósito fundamental a preservação de vidas e a redução de danos humanos, materiais e ambientais.  A Operação Verão vigora entre o dia 1º de dezembro ao dia 31 de março do próximo ano, período no qual são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), específicos para escorregamentos e inundações, com o objetivo de prevenir e mitigar os impactos associados aos eventos típicos do período chuvoso. O PPDC reúne ações integradas entre diferentes órgãos dos governos estadual e municipais e da própria comunidade com o objetivo principal de salvar vidas.
Ao todo, serão operacionalizados nove planos preventivos, que abrangem os 175 municípios mais vulneráveis do Estado, sendo um específico para inundações (Vale do Ribeira, com 17 municípios) e sete para escorregamentos (Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, Região de Campinas, Região de Sorocaba e Região de Itapeva, com 171 municípios). Além destes municípios todos os demais são diariamente monitorados e assistidos pela Defesa Civil Estadual.
A fim de otimizar a operação dos PPDCs e o monitoramento dos desastres naturais, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – CEMADEN, em parceria com a CEDEC/SP e com o Exército Brasileiro, instalaram 706 Plataformas de Coleta de Dados Pluviométricos, conhecidas como pluviômetros automáticos, em 222 municípios, que possibilitará a produção de alertas mais precisos sobre os riscos das cidades, beneficiando diretamente a população.
 Ao longo do ano, foram realizados cursos de capacitação e treinamento pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, orientando os agentes municipais a sistematizar suas ações, na prevenção e na reposta aos eventos adversos associados ao período chuvoso. 
Por outro lado, o evento também marca o encerramento da Operação Corta Fogo, que vigora anualmente entre os meses de junho a outubro. Criada em 2010 por meio do decreto estadual nº 56.571/10, envolve diversos municípios e órgãos das Secretarias Estaduais de Segurança Pública, Defesa Civil e Meio Ambiente e tem como objetivo primordial a Prevenção e o Combate a Incêndios Florestais.
Neste ano de 2015 os resultados foram bastante positivos em relação ao ano anterior, sendo realizada a capacitação de 2.752 pessoas em 475 brigadas municipais. 
Houve a redução de 58% dos focos de queimadas, redução de 22% de área queimada em unidades de conservação e redução de 32% de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros. 
Como diferencial para esta Operação, a Defesa Civil contratou e empregou aeronaves para o combate a incêndio em coberturas vegetais, o que veio a somar e complementar a atuação integrada dos órgãos de resposta. 


Comentários