Assembleia Diocesana

D. Demétrio Valentini

 
Neste próximo domingo a Diocese de Jales estará em assembleia. Junto com os padres, as irmãs e os seminaristas, estarão presentes os representantes leigos das comunidades, indicados pelos conselhos de pastoral. E cada pastoral, movimento e organismo, contará com dois representes. Assim, estará bem desenhado o rosto da diocese, na constatação da diversidade de seus membros, e na afirmação de sua unidade.

A assembleia começará com a celebração da Eucaristia, no Santuário da Trindade, transmitida pela Rádio, no horário tradicional em que a emissora da Diocese transmite todos os domingos a Eucaristia presidida pelo bispo.

Faz parte do ritmo da Diocese, ter a cada quatro anos, um momento especial como este, culminando todo um processo participativo de reflexão, que fundamenta as decisões a serem tomadas oportunamente, em sintonia com os grandes consensos que a assembleia possibilita.

Portanto, a assembleia reflete uma dinâmica que faz parte do cotidiano da vida da Diocese.

O ritmo de quatro anos expressa a sintonia que a Diocese procura ter com a vida da Igreja no Brasil. A cada quatro anos a CNBB renova suas diretrizes, que depois cada diocese procura implementar.

Desta vez a assembleia acontece num contexto muito especial que a Diocese está vivendo, com a expectativa de mudança de bispo, já confirmada pela nomeação do Pe. José Reginaldo Andrietta como novo bispo de Jales.

Sua nomeação trouxe muita alegria para a diocese, pelas circunstâncias especiais que caracterizam a figura do novo bispo. Sua trajetória pastoral nos permite projetar um fecundo ministério episcopal na Diocese para a qual foi designado. A Diocese reconhece que foi agraciada pela nomeação de um padre, que vivenciou diversos ambientes pastorais, que lhe asseguram uma experiência que o ajudará a se situar no contexto concreto de nossa Diocese.

Outro fato que a nomeação do Pe. José Reginaldo Andrietta veio colocar mais em evidência, é a estreita ligação que existe entre a região compreendida pela Diocese de Limeira, e a realidade de nossa região. Sobretudo nos anos 60 e 70, se verificou um forte êxodo do povo da região de Jales, em busca de trabalho nas proximidades de São Paulo. Muitos acabaram se fixando nas cidades que eles próprios ajudaram a desenhar humanamente, com sua presença e sua laboriosidade.

O que antes era constatado de maneira intuitiva, agora com a nomeação de um padre da Diocese de Limeira, para ser bispo da Diocese de Jales, emergiu com mais evidência. Quanta gente que agora reside na Diocese de Limeira, tem suas raízes em Jales. E tantos que vivem em Jales, têm parentes e conhecidos em Americana, Limeira, e outros tantos municípios que formam a grande região de Campinas.

De tal modo que a nomeação de um padre da Diocese de Limeira para ser bispo da Diocese de Jales, parece vir bem a propósito dos muitos laços que unem o povo de Jales com o povo de Limeira.

A assembleia deste domingo terá muito presente as expectativas da Diocese, corroboradas com a nomeação do novo bispo. A assembleia centrará as atenções para os desafios pastorais. Mas terá muito presente as datas importantes que já foram estabelecidas: o dia 27 de dezembro a ordenação do novo bispo, e o dia 31 de janeiro sua posse na Diocese. Por isto, mais que deliberativa, esta assembleia será simbólica, assinalando o momento especial que a Diocese vive, na expectativa do seu novo bispo.

Que sua chegada confirme nossas esperanças. Seja bem vindo, D. Reginaldo!

Comentários