Aprendendo com a crise

por Flávio Carvalho

Quem está podendo viajar? Quem está podendo comprar carro novo? Quem está podendo jantar fora toda semana? Escolas particulares para os filhos, brinquedos, roupas novas, o celular da moda, um computador… Quem está podendo?

A crise está feia! Estamos cada vez mais pobres. A mídia nos bombardeia com as maravilhas da modernidade que o dinheiro pode comprar, mas estamos cada vez mais pobres, a falta de dinheiro é cada vez maior.

Desemprego! Falências! Concordatas! Fulano quebrou! Beltrano faliu! Um médico trabalha muito mais para ganhar metade do que ganhava alguns anos atrás. Advogados vendendo cachorro quente. Publicitários abrindo lanchonete. Engenheiros vendendo verduras nas feiras. E o pobre? Cada vez mais pobre!

Como eu acredito que tudo tem um porque, esta crise também tem uma finalidade, e a principal delas é a de promover uma maior aproximação entre os seres humanos, e para que possamos aprender a admirar e termos prazer com as coisas simples da vida.

Na história da humanidade, tivemos várias pestes, doenças que dizimaram milhões de seres humanos. A medicina evoluiu, mas as doenças também evoluíram e, muitas novas patologias surgiram, câncer, aids, e várias guerras, não foram suficientes para aprendermos nos amar. Agora, nos defrontamos com a pior de todas as doenças, o "câncer no bolso", e este dói mais que qualquer outro. Diante deste "câncer" nos descontrolamos, perdemos a razão e, morremos lentamente. Este câncer não tem cura, mas como muitos outros, pode ele ser evitado, com medidas de prevenção. Como? Amando mais! Perdoando mais! Procurando sermos felizes com as coisas simples da vida. Se você não pode mais fazer aquela longa viagem, vá visitar um parente que não vê a muito tempo, principalmente se o mesmo for um chato. Comece a se dar melhor com o seu vizinho, abra as portas de sua casa. Se você não pode comprar roupas novas, aprenda a andar descalço de vez em quando, isso vai te ajudar a descarregar as energias negativas, e através do contato com a terra, será energizado. Aprenda a ler, ganhe mais cultura, e temos bons livros na biblioteca municipal, e de graça. Se você não está podendo jantar fora sempre, passe a apreciar e dar mais valor as frutas, que são deliciosas e abundantes em nossa região. Ganhei uma caixa de pinhas de um amigo e, me senti o homem mais feliz e rico do mundo, pois descobri que pinha é a "coisa" mais gostosa do mundo. Ir ao cinema com a esposa passou a ser um delicioso programa. Comer cachorro quente na praça, uma felicidade. Caminhar mais economiza gasolina e faz bem a saúde. Não poder comprar um carro novo, me faz cuidar melhor do meu carro velho. Aprendi a zelar melhor das minhas coisas, pois as mesmas tem que durar mais agora. Minha esposa sente uma imensa felicidade quando vamos a sorveteria tomar uma bola de sorvete podemos conversar vendo o movimento e ainda apreciarmos a gelada guloseima. Se você se encontra deprimido, angustiado, ou está na TPM e, não dá para pagar um terapeuta, abrace! Pratique a Terapia do Abraço, sai abraçando todo mundo, principalmente aquele que magoou por estar neste estado. Se não tiver quem abraçar, abrace uma árvore, ela não lhe negará um abraço e, garanto que você vai gostar, e lhe será muito benéfico. Aprenda a usufruir da natureza, ela é um grande presente que nos foi dado por Deus.

Enfim, com esta crise, aprendi a dar valor nas coisas simples da vida. Aprendi a tirar prazer das coisas mais singelas. Com esta crise estou aprendendo a me amar mais, a me perdoar mais e, assim posso amar mais o próximo, sendo muito mais verdadeiro e feliz.

Se não cai uma folha seca sem o conhecimento e permissão de Deus, como é sábio Esse meu Deus, como Ele nos ama. Insistimos em trilhar o caminho errado, em nos afastarmos Dele, não conseguimos aprender através do amor, somente aprendemos com a dor. E Deus permite esta crise, que é mundial, para que possamos aprender a amarmos mais uns aos outros.

Esta crise, que deixa o ser humano cada vez mais pobre materialmente, está me fazendo descobrir que sou mais rico do que imaginava, que posso ser mais feliz do que supunha, e melhor, sem gastar quase nada. Bendita crise!


*Flávio Rodrigo Masson Carvalho
equilibriumtc@hotmail.com

Comentários