AMEs terão Teste do Olhinho para recém-nascidos

 
Exame é fundamental para detecção de problemas oculares em bebês; serviços de saúde oferecerão reteste para confirmação de diagnóstico aos pacientes que tiveram resultados alterados ou duvidosos no primeiro exame, feito na maternidade
A Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer exames confirmatórios do Teste do Olhinho nos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) Catanduva, Fernandópolis, Jales, São José do Rio Preto e Santa Fé do Sul

O serviço, integrante do programa "Vale a Pena Ver", da Secretaria, visa facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento adequado, por meio da confirmação de testes originais, realizados em hospitais ou maternidades onde os bebês nasceram, que tiveram resultado alterado ou duvidoso.

O agendamento do reteste deverá ser providenciado pela unidade de origem da criança por meio da central de vagas estadual (Cross). Além dos AMEs Bauru e Promissão, o serviço estará disponível em outras três instituições de saúde da região – Núcleo de Gestão Assistencial de Jaú, Serviço de Oftalmologia Sanitária de Botucatu e Centro de Saúde I de Avaré.

No total, 44 dos 52 AMEs existentes no Estado e outras 10 unidades de saúde públicas do interior paulista ofertarão o exame confirmatório (tabela abaixo).

O primeiro Teste do Olhinho é obrigatório e realizado após o nascimento do bebê, por maternidades públicas e privadas.

"Trata-se de um exame fundamental para detecção de problemas oculares em recém-nascidos, como catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma e retinopatia de prematuridade", afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Crianças com diagnóstico de catarata congênita serão encaminhadas aos serviços de referência especializados: Hospital das Clínicas de Botucatu; Hospitais das Clínicas da FMUSP de São Paulo e de Ribeirão Preto; Santa Casa de São Paulo; Hospital São Paulo; e Hospital das Clínicas da Unicamp (Campinas).


Comentários