Alunos do Projeto Guri de Jales participam de evento em Araçatuba

Araçatuba é palco de encontro entre alunos e educadores do Projeto Guri da região
  
Considerado o maior projeto sociocultural do país, o Projeto Guri – programa de educação musical, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – realiza o EmCena - Encontro de Polos da Regional Araçatuba, no dia 14 de novembro, sábado, das 13h30 às 17h30, no Teatro UNIP, em Araçatuba.
Gratuita e aberta ao público, a apresentação tem o objetivo artístico-pedagógico de promover a troca de experiências entre alunos e educadores do Guri de diversas cidades. As regiões do Estado de São Paulo onde o programa de educação musical mantém polos de ensino fazem o evento, batizado de EmCena, no qual turmas de um mesmo instrumento ou disciplina musical se encontram para tocar juntas. Desta vez, cerca de 500 alunos das turmas de canto coral mostram o que aprenderam em sala de aula, com repertório baseado na música popular brasileira.
Participam do encontro os polos de ensino das cidades de: Alto Alegre, Andradina, Avanhandava, Araçatuba, Bilac, Bento de Abreu, Clementina, General Salgado, Guaraçaí, Jales, Lavínia, Luiziânia, Murutinga do Sul, Santópolis do Aguapeí, Sud Mennucci e Valparaíso.
  Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclado e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Aproximadamente 47 mil alunos são atendidos, por ano, em mais de 410 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os cerca de 370 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 600 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Comentários