Urânia realiza Operação Limpeza contra a Dengue





A Prefeitura de Urânia através da Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores da Secretária Municipal de Saúde, realizaram durante o período de 14 a 25 de setembro, a Operação Limpeza Contra a Dengue, com o objetivo de incentivar a população em colaborar com a limpeza das residências, onde o foco principal é a eliminação de criadouros do Aedes aegypti e o combate a Dengue e orientar a população sobre os sinais e sintomas da doença.

Vale lembrar a continuidade de manter os quintais limpos, evitando assim a proliferação dos mosquitos transmissores da Dengue (evitando acumulo de água). Cada um de nós podemos contribuir para combater essas doenças. Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus através do mosquito Aedes aegypti. Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Os sintomas são: doença febril aguda, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.

Sinais de alerta – Dengue hermorrágica 1. Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual); 2. Agitação ou letargia; 3. Vômitos persistentes; 4. Pulso rápido e fraco; 5. Hepatomegalia dolorosa; 6. Extremidades frias; 7. Derrames cavitários; 8. Cianose; 9. Sangramentos expontâneos e/ou prova de laço positiva; 10. Lipotimia; 11. Hipotensão arterial; 12. Sudorese profusa; 13. Hipotensão postural; 14. Aumento repentino do hematócrito; 15. Diminuição da diurese; 16. Melhora súbita do quadro febril até o 5 dia; 17. Taquicardia.

A dengue é uma doença grave e pode até matar. Prevenir essa doença é responsabilidade de todos nós. (por Marcos Pick Gavioli).

Comentários