Urânia promove “Campanha 3 Bichos”




A Secretaria Municipal de Saúde de Urânia, aderiu a Campanha Nacional denominada "3 BICHOS: Hanseníase, Verminose e Tracoma têm cura", durante os meses de Agosto e Setembro de 2015 nas escolas de Ensino Fundamental, com crianças e adolescentes de 05 a 14 anos
O NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família em parceria com a Vigilância Epidemiológica Municipal, fizeram as orientações nas escolas E.E. Professora Élide Apparecida Carlos, E.E. José Teixeira do Amaral, E.E. Professor Akio Satoru, E.M.E.I.F. Pinguinho de Gente e E.M.E.I. Martha Lais Ferrari Biason entregando uma cartilha contendo explicações sobre as doenças; uma autorização para os pais ou responsáveis assinarem autorizando a equipe a administrar o medicamento Albendazol, este para controle dos vermes e a folha de Auto-imagem para possíveis registros de manchas em pesquisa da Hanseníase. Crianças e adolescentes que apresentaram manchas na folha de Auto-imagem foram avaliadas pelo médico da Unidade de Saúde a que pertence.

Os sintomas da Hanseníase são manchas, caroços, e áreas do corpo com diminuição e perda da sensibilidade, que precisa ser observada no dia-a-dia, lembrando que detectando alguns desses sintomas, deve ser procurado uma Unidade Básica de Saúde para diagnóstico e tratamento gratuito. A Verminose pode causar sérios problemas como anemia, dores abdominais, diarréia, perda de peso, sangramentos intestinais e, em crianças, pode retardar o crescimento e dificultar o aprendizado. As verminoses podem ser evitadas com bons hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, beber água filtrada ou fervida, lavar bem os alimentos antes de comê-los, andar sempre calçado. Caso contaminado, com apenas um comprimido é possível ficar livre dos vermes.

O objetivo da campanha é prevenir e promover hábitos saudáveis de vida, com objetivo de diminuir os riscos e sintomas destas doenças, promovendo assim uma melhor qualidade de vida para as crianças e adolescentes do município de Urânia. Fique atento! Entre para a turma da proteção à saúde e informe a todos sobre as formas de prevenção e transmissão. (Nasf Urânia)

Comentários