Saúde alerta sobre o perigo da Leishmaniose

A Secretaria Municipal de Saúde está atuando de forma intensa na prevenção dos focos de criação do mosquito palha ou birigui, responsável por transmitir a Leishmaniose Visceral America (LVA) no município de Jales.

Apesar de o número de casos de leishmaniose ter permanecido estável no município, mensalmente a equipe da Superintendência de Controle de Endemias – Sucen visitam as residências instalando armadilhas para detecção do mosquito palha.

A leishmaniose é uma zoonose que afeta os animais silvestres e domésticos, a exemplo de cães, e pode ser transmitida ao homem, por meio de picadas do mosquito transmissor. Ao picar um cão infectado ele suga, junto com o sangue, a leishmania. Após alguns dias, esse mosquito infectado poderá transmitir a doença picando outros animais e o homem. O mosquito infectado passa a doença para pessoas e cães sadios.

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que os moradores mantenham a casa e o quintal limpos e livres dos criadores de insetos. O mosquito palha vive nas proximidades das residências, preferencialmente em lugares úmidos, mais escuros e com acúmulo de material orgânico.

"A prevenção é a melhor forma de evitar a doença. Os proprietários de imóveis devem rastelar seus quintais diariamente, recolhendo folhas, frutos e fezes de animais, além de podar constantemente árvores e plantas para que o sol chegue ao chão. É importante ressaltar que por lei é proibida a criação de animais como galinhas, bovinos, suínos, caprinos, equinos e muares na área urbana", alertou a profissional de informação, educação e comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Jales, Vanessa Luzia da Silva Tonholi.

"Outra medida importante é cuidar bem da saúde dos cães. Considerando a vulnerabilidade dos cães ao vetor, o uso de vacinas e de coleiras impregnadas com substâncias repelentes, mais os cuidados diários com a limpeza e higiene do meio ambiente é o fator essencial para contribuir para um controle mais eficiente desta enfermidade", concluiu Vanessa.

Comentários