Turismo: a riqueza do Brasil, por Lucas Francisco dos Reis e Sergio Luiz do Amaral Moretti

O turismo adquiriu bastante espaço no mercado ao longo dos anos. As pessoas cada vez mais desejam conhecer novos lugares em busca de novidades, benefícios e entretenimentos que não encontram em seu cotidiano. Quais serão, no entanto, os benefícios para esses destinos turísticos?

Poucos dão valor ao fato de que o turismo traz receita a esses locais, por meio da valorização de ambientes naturais e da conservação de sítios e patrimônios históricos, que necessitam de poucos investimentos para serem aproveitados pela sociedade. Os moradores desses destinos turísticos, por seu turno, aprendem a prática da hospitalidade ao receber, com serviços de qualidade, o público visitante. Para isso, é preciso que a administração pública contribua, juntamente com a comunidade, com maior investimento e capacitação dos habitantes.

A hospitalidade do destino turístico não pode prescindir da oferta gastronômica, especialmente se houver uma culinária regional a ser oferecida. Assim, restaurantes de qualidade devem estar preparados para oferecer comidas típicas locais. Outra questão importante é o ato de abrigar os turistas, de modo que os hotéis e pousadas ou afins devem estar prontos para receber a demanda.

O Brasil é abundante em belezas naturais que, se bem aproveitadas, podem servir como grande fonte de renda, pois criam oportunidades de empregos e a chance de se abrir um negócio próprio para atender aos turistas, oferecendo oportunidades para os empreendedores.

Mesmo com tantas dificuldades, nossa população é otimista, receptiva e acolhedora, pontos fortes da hospitalidade, que pode proporcionar a integração de/entre famílias, que não só conhecerão lugares e culturas diferentes, mas também novas pessoas, podendo até estabelecer laços de amizade.

Vários turistas estrangeiros apaixonam-se pelo Brasil quando vêm conhecê-lo – e a grande maioria pretende voltar um dia. Fomos o primeiro país visitado pelo Papa Francisco após sua posse e, antes de ir embora, o Pontífice expressou sua opinião sobre o país: "Dentro de alguns instantes, deixarei sua Pátria para regressar a Roma. Parto com a alma cheia de recordações felizes. Essas, estou certo, se tornarão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração, este povo tão amoroso".

Diante disso, fica claro que temos muito a oferecer e a ganhar com o turismo, compartilhando conhecimento, dividindo emoções e na maioria das vezes conseguindo causar uma boa impressão.

Lucas Francisco dos Reis: Acadêmico do curso de Administração da UFMS – Campus de Três Lagoas/MS. email- mailto:lucao.100@hotmail.com lucao.100@hotmail.com Sergio Luiz do Amaral Moretti: Professor Doutor do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo/SP. mailto:luiz.amaral@anhembimorumbi.edu.br> luiz.amaral@anhembimorumbi.edu.br

Comentários