Na inauguração de três novos prédios no Campus Sorocaba da UFSCar

Mesa de honra da cerimônia de inauguração
(Crédito: Fernanda Barboza – SeCS/UFSCar

Cerimônia contou com a presença do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação
 
Na segunda-feira (17/8), a UFSCar inaugurou três novos prédios no Campus Sorocaba. A cerimônia contou com a presença do Reitor da Universidade, Targino de Araújo Filho; do Vice-Reitor, Adilson de Oliveira; da Diretora do Campus Sorocaba, Eli Angela Toso; do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Jesualdo Farias; dos deputados federais Vitor Lippi e Jefferson Campus; da deputada estadual Maria Lúcia Amary; do Prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio; do Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Gervino Cláudio Gonçalves; e da ex-Deputada Federal Iara Bernardi, dentre outras autoridades universitárias e do Município, além de mais de 30 representantes dos municípios da região metropolitana de Sorocaba e da comunidade do Campus, que lotaram o novo auditório do Centro de Ciências e Gestão em Tecnologias (CCGT).
Os prédios inaugurados estão vinculados às atividades do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS) e do CCGT, além de mais um edifício para aulas teóricas. As obras inauguradas elevam para mais de 48 mil m2 a área construída no Campus, em uma expansão de cerca de 20%. Os investimentos foram da ordem dos R$ 21,6 milhões, em recursos da própria Universidade.
Tanto o CCTS quanto o CCGT agora passam a ocupar área útil total de 1.398,45 m2 cada, com gabinetes de professores, salas para a pós-graduação e de reuniões e anfiteatros, além de espaços extras para que os Centros possam lidar com suas peculiaridades. "É um importante momento para o Campus Sorocaba, que, nos últimos cinco anos, foi o campus da UFSCar que mais cresceu em número de cursos de graduação. A princípio, eram sete cursos, já dobramos esse número e, com mais espaço físico e infraestrutura de qualidade, vamos ganhando condições para crescermos ainda mais", expressou Toso. Para a Diretora, a expansão das atividades do Campus impacta diretamente o desenvolvimento da cidade e da região que o abrigam.
Nesse mesmo sentido, o Deputado Federal Vitor Lippi reforçou que "a região de Sorocaba precisa da UFSCar", emendando que "não basta ser uma boa universidade, é preciso que ela esteja comprometida com o desenvolvimento sustentável da nossa região, e a UFSCar está. Nós ficamos muito felizes por vocês estarem entre as mais reconhecidas universidades do Brasil. E isto não é sorte. Isto é trabalho, isto é seriedade, dedicação, comprometimento dos reitores, diretores, servidores e, é lógico, qualidade dos estudantes", concluiu o Deputado. Para o Secretário do MEC, Jesualdo Farias, "Sorocaba e região são detentoras de grandes talentos que, formados pela UFSCar, vão ajudar no desenvolvimento não apenas da região, mas do País". O trabalho de transformação social, cultural e científica integra, de acordo com Farias, o "espírito da UFSCar, que prima por produzir conhecimento em prol da população".
Em seu pronunciamento, o Reitor da UFSCar afirmou que o processo de expansão do Campus vai ter continuidade. Já estão garantidos os recursos para a reforma do prédio do Centro de Ciência Humanas e Biológicas (CCHB); para a área de vivência dos estudantes; construção do vestiário e arquibancada do campo de futebol; reforma do vestiário, pintura e cobertura da quadra; para o projeto do Museu de História Natural e para a sede do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos (SinTUFSCar). "A UFSCar se orgulha do Campus Sorocaba e está comprometida com o seu desenvolvimento", finalizou o dirigente.

Comentários