Municípios do estado de SP são agrupados conforme tamanho da economia turística

O Ministério do Turismo (MTur) adotou uma nova metodologia para categorizar os municípios brasileiros. A partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais, os 3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E.

São Paulo teve 645 cidades agrupadas em categorias de A até E. A cidade de São Paulo, assim como todas as capitais brasileiras, e outros nove municípios do estado (Aparecida, Campinas, Campos do Jordão, Guarujá, Praia Grande, Ribeirão Preto, Santos, São Sebastião e Ubatuba) ficaram na categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Outros 34 municípios paulistas, como Sorocaba e São José dos Campos, foram inseridos na categoria B; e 112 na categoria C, incluindo Santa Bárbara d’Oeste, Mauá e Catanduva. As 489 cidades restantes foram categorizadas como D e E.

A categorização, como é chamada, atende à necessidade do MTur de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o tamanho da economia do turismo de cada localidade.

A ferramenta oferece elementos para aprimorar a gestão do turismo; ajuda a otimizar a distribuição de recursos e promover o desenvolvimento do setor. A intenção não é hierarquizar os municípios, mas sim agrupá-los de forma que possamos traçar parâmetros para atendimento a diferentes necessidades", disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. A categorização contempla as 303 regiões turísticas inseridas no Mapa do Turismo Brasileiro.

Alves lembra ainda que o fato de um município ser categorizado em D ou E não significa que ele receberá menos apoio que um município categorizado como A ou B.

A categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, tem 51 municípios, incluindo as 27 capitais brasileiras. Este agrupamento concentra destinos turísticos tradicionais de nove estados brasileiros como Porto Seguro (BA), Ipojuca (Porto de Galinhas/PE), Armação de Búzios (RJ), Campos do Jordão (SP), Guarapari (ES), Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e Caldas Novas (GO). O grupo responde por 47% da estimativa de fluxo turístico doméstico do Brasil e 82% do internacional.

O grupo B tem 167 municípios, o equivalente a 5% das cidades categorizadas pelo Ministério do Turismo. São destinos turísticos de 20 estados, com participação expressiva de localidades das regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Juntos os grupos A e B, representados por 218 municípios, respondem por 68% do fluxo doméstico brasileiro e 97% do internacional. Já o grupo C, com 504 municípios, representa 15% do total avaliado. O maior número de cidades do Mapa do Turismo, 2.623, ou 78% do conjunto avaliado concentram-se nos grupos D e E. A ideia é que, conhecidas as características de cada grupo de municípios, torna-se mais fácil proporcionar apoios adequados a cada um deles.

O processo de categorização, uma estratégia do Programa de Regionalização do Turismo do MTur, teve sua metodologia avaliada pelas secretarias estaduais e municipais de Turismo e foi reconhecida em diversas instâncias do poder público. A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado a classificou como "essencial" para o aperfeiçoamento da política de Estruturação dos Destinos Turísticos. A Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) expressou sua aprovação à ferramenta, desenvolvida por técnicos do Ministério do Turismo.


O Mapa do Turismo Brasileiro - É o instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas do turismo e define a área - o recorte territorial - que deve ser trabalhada prioritariamente. O mapa é atualizado periodicamente e sua última versão, de 2013, conta com 3.345 municípios, divididos em 303 regiões turística
Regiões Turísticas
do estado de SP


ABCTUR
Águas do Oeste
Águas Sertanejas
Águas Vivas
Águas, Cultura e Negócios
Alta Mogiana
Alto Cafezal
Alto Tietê Cantareira
Alto Vale do Ribeira
Caminhos da Mata
Atlântica
Bem Viver
Café com Leite
Café e Flores
Caminhos da Mata Atlântica
Caminhos dos Imigrantes
CAPITAL
Centro Paulista
Coração Paulista
Costa da Mata Atlântica

Entre Rios
Grande Oeste de São Paulo
Grandes Lagos
Itupararanga Sorocabana
Lagos e Rio Grande
Litoral Norte de São Paulo
Natureza e Tradições
Polo Cuesta
Pontal Paulista
Serra do Itaqueri
Sol do Oeste
Tietê Vivo
Vale do Paraíba e Serras
Vale do Paranapanema
Verde Sudoeste Paulista

Vertente das Águas Limpas


Municipios Região Turística Categoria
 
Aparecida D’Oeste Entre Rios D

Aspásia Entre Rios D

Dirce Reis Entre Rios E

Dolcinópolis Entre Rios E

Jales Entre Rios C

Marinópolis Entre Rios E

Mesópolis Entre Rios E

Nova Canaã Paulista Entre Rios E

Palmeira D’Oeste Entre Rios D

Paranapuã Entre Rios D

Pontalinda Entre Rios E

Populina Entre Rios E

Rubinéia Entre Rios D

Santa Albertina Entre Rios D

Santa Clara D’Oeste Entre Rios D

Santa Fé do Sul Entre Rios C

Santa Rita D’Oeste Entre Rios E

Santa Salete Entre Rios E

Santana da Ponte Pensa Entre Rios D

São Francisco Entre Rios D

Três Fronteiras Entre Rios D

Turmalina Entre Rios E

Urânia Entre Rios E

Vitória Brasil Entre Rios E
 




Comentários