Laboratório da UFSCar recruta bebês para pesquisa sobre o início do caminhar

O Laboratório de Análise do Desenvolvimento Infantil (LADI), do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está recrutando bebês com idade entre nove e 10 meses, prematuros e nascidos a termo, para a realização de uma pesquisa sobre o início do caminhar. O objetivo do estudo é avaliar os desenvolvimentos – motor, cognitivo de linguagem e sensorial – e o caminhar dos bebês durante o período de aquisição da marcha e, assim, investigar se há diferenças entre a população de bebês prematuros e aqueles nascidos a termo.

A pesquisa está sendo realizada pela aluna de doutorado Mariana Martins dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da UFSCar, sob orientação da professora Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha, do DFisio. Segundo Mariana, as avaliações são feitas por fisioterapeutas e podem acontecer nas casas dos bebês ou no próprio DFisio, de acordo com a preferência dos pais ou cuidador. "A pesquisa consiste na aplicação de uma escala de avaliação, em que o fisioterapeuta leva os brinquedos necessários para a criança interagir e executa as tarefas propostas por essa escala. Também é realizada uma entrevista com pais ou cuidador para coleta de dados do nascimento e hábitos e preferências dos bebês", explica a aluna. Toda esta avaliação tem duração de aproximadamente 1h30 e pode ser dividida em dois dias – um para avaliação com a criança e outro para entrevista, caso os pais assim desejarem.

Segundo Mariana, após essa avaliação, a pesquisadora manterá contato com a família e as avaliações são repetidas no período em que a criança começar a andar para acompanhar o processo. "Depois de toda a análise, enviarei um relatório detalhado das avaliações da criança e a família será orientada caso algum atraso seja identificado", ressalta.

A avaliação é gratuita e os interessados em participar da pesquisa podem entrar em contato com a pesquisadora pelo email mari.santos.fisio@gmail.com ou pelos telefones (16) 3306-6709 e (16) 98158-7477. O recrutamento de bebês será realizado até dezembro de 2015. Mais informações podem ser solicitadas à pesquisadora por estes mesmos contatos

Comentários