Desenvolvimento Regional será tema do I Fórum Universitário da Unijales, por Daniel Zillio

 
No dia 11 de agosto, a Unijales receberá cinco convidados renomados para compor o ciclo de palestras e debates do I Fórum Universitário de Desenvolvimento Regional- Unijales/comunidade.

O objetivo do Fórum é proporcionar um debate que esclareça o papel da Unijales junto à comunidade local e regional, uma vez que o ensino superior passou por grandes transformações no Brasil nos últimos tempos, tendo como exemplo a criação dos Centros Universitários, que permitem às Instituições que ainda não alcançaram a condição de Universidade, gozar de alguma autonomia, como a de criação de novos cursos.

Neste sentido, o Centro Universitário se constitui numa Instituição com grande potencial de crescimento. Entretanto, é preciso estreitar as relações entre a Instituição e a comunidade, a qual ela serve, revelando serviços pouco conhecidos, bem como articulando para entender novas demandas sociais.

Também é preciso inserir o Centro Universitário de Jales como irradiador de conhecimento, posicionando-se enquanto vanguarda do desenvolvimento local e regional.

Dessa forma, o Fórum pretende estreitar relações entre a Unijales e a Comunidade, vislumbrando a possibilidade de fomentar avanços, tanto nos serviços já prestados como permitir uma avaliação adequada para implementação de novos.

Os três temas que serão discutidos no I Fórum Universitário de Desenvolvimento Regional são: "A Unijales e o ensino superior no Brasil- uma trajetória de 45 anos", "O papel do Centro Universitário para o desenvolvimento micro e macroeconômico" e "Os desafios para o futuro: como a integração Unijales/comunidade pode melhorar as atividades de diversos setores da sociedade local".

Para abordar cada um desses assuntos, o reitor da Unijales, Silvio Luiz Lofego (foto), convidou Deonel Rosa Junior, diretor proprietário do Jornal de Jales, Élida Maria Barison da Silva, gestora do Anglo de Jales, Alexandre Rensi, empresário e vice-presidente da Associação Comercial de Jales, Fabiano Nagamatsu, consultor do SEBRAE de São Paulo e Lis Kellen, analista de RH do Hospital de Câncer de Jales.

O I Fórum Universitário será realizado no Ginásio de Esportes da Unijales, no dia 11 de agosto, das 19h30 às 22h30. Os interessados em participar podem doar 1kg de alimento não perecível como forma de inscrição.

Comentários