“Cuidando de quem cuida”: NASF-2 de Urânia promove capacitação aos funcionários da Saúde



Nos dias 27 e 30 de julho de 2015, a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF-2 de Urânia realizou a capacitação "Cuidando de quem cuida" em comemoração ao dia 27 de julho – Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho. Foram realizadas duas palestras com os funcionários das três unidades de saúde (ESF I, II e III) e Santa Casa de Urânia. A primeira com a equipe de limpeza, ministrada pela Equipe do NASF e a segunda com Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Dentistas e auxiliares de Dentistas e SAMU ministrada pela Enfermeira Gisele Lauer Murta Gobi, responsável pela ESF I. O objetivo desta capacitação foi de orientar os funcionários quanto aos cuidados a serem tomados durante o desempenho das funções, para que não haja acidentes que comprometam sua saúde biopsicossocial e de toda a população. Fotos ao lado.

No desenvolvimento das palestras foram discutidos assuntos tais como: histórico sobre a data; os riscos inerentes a área; os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e coletivo (EPC); Norma Regulamentadora NR 32, que regulamenta as  medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral; os cuidados a serem tomados no cotidiano e os procedimentos a serem realizados numa possível contaminação; técnicas ergonômicas e organizacional.

Foram utilizados como metodologia, apresentação de slides, vídeos, dinâmicas de grupo, alongamentos e ao final, momento de reflexão e discussão sobre os temas levantados. Finalizando para confraternizar o momento, foi servido coffee break aos participantes. A equipe do NASF agradece a Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde de Urânia, pelo interesse dos funcionários em participar deste momento, sendo de grande valia para o bom desempenho nos serviços de saúde do município, além de criar hábitos de prevenção de riscos com sua saúde. (texto Nasf-Urânia)

Comentários