Basquete de Jales volta a vencer na Liga Regional


Após um bom início na competição, a equipe de basquete de Jales que disputa a V Copa Monte Líbano/Liga Regional de Basquete, composta por somente por atletas "pratas da casa", que até a sexta rodada do torneio apresentava um retrospecto de três vitórias e três derrotas, permeando a metade da tabela, com vistas à disputa do título, começou a sofrer baixas com lesões de vários de seus atletas (veja quadro abaixo), que acabou por refletir nos resultados dos jogos seguintes.

As três últimas rodadas haviam sido bastante frustrantes à equipe, que perdeu os confrontos com Mirassol, Lins e Fernandópolis.

E foi tentando quebrar justamente esta sequência ruim que a equipe voltou à quadra neste último domingo, dia 16 de agosto, para enfrentar uma das anfitriãs do torneio, a equipe do Monte Líbano B. Para tanto, levou consigo parte dos atletas, mesmo lesionados, para motivarem os que tinham condição de jogo e que compuseram o elenco da equipe para este confronto. E a tática deu certo.

Após um início de jogo bastante truncado, com forte marcação em ambas defesas, o primeiro quarto da partida terminou empatado em 11 pontos.

No segundo quarto, a equipe de Jales, tentando buscar a vitória a qualquer custo, acabou por se desorganizar em quadra, apresentando um ataque que não fluía direito e uma defesa que permitia ao adversário pontuar. Resultado: converteu 10 pontos e sofreu 19 pontos, fechando o primeiro tempo da partida em 30 a 21 em favor da equipe riopretense.

Para o início do terceiro quarto, a equipe de Jales voltou à quadra determinada a virar o placar e, para tanto, imprimiu uma defesa muito forte, marcando o adversário desde a saída de fundo-bola. A forte defesa deu resultado: até a metade do quarto, somente a equipe jalesense pontuou e conseguiu virar o placar a seu favor. Ao final do terceiro quarto, o placar apontava 23 para Jales, contra 14 do adversário.

O último quarto começou bastante disputado e seguiu-se assim até próximo ao seu final, quando a equipe de Jales conseguiu se impor mais em quadra, dominando os rebotes defensivos e convertendo seus ataques, anotando 17 pontos e permitindo que o adversário convertesse 14, resultando, ao final do jogo, em um placar de 61 a 57 em seu favor.

Com a vitória, a equipe assumiu a 8ª posição dentre os 12 times da competição e só depende de si para se classificar para a disputa do título da série prata da competição (5º a 8º lugares). Para tanto, terá que, obrigatoriamente, derrotar a equipe de Cedral em seu último confronto, agendado para o dia 13 de setembro.

No confronto de domingo, 16, jogaram e pontuaram: Thiago Silva (18), Tiago Dan (11) Fernando Manfrin (09), Fábio Galan (08), Oswaldo Santos (08), Renato Silva (04), Allan Oliveira (03) e Luiz Maximiano.

Comentários