A dor da saudade, por Flávio Carvalho

 
A palavra saudade existe somente na língua portuguesa. Não encontramos a palavra em nenhum outro idioma. Mas e quanto ao sentimento? Este é conhecido de todo ser humano, em qualquer parte do planeta, em qualquer cultura e em diferentes épocas.

Saudade de verdade dói! Nos faz sofrer, pois nos traz uma forte sensação de perda, principalmente se a saudade for de um grande amor, ou de uma pessoa amada. Saudade é diferente de nostalgia. Sinto falta da minha infância, das tardes que passava brincando com meus amiguinhos no Quarto Centenário, ou na chácara do Duquinha. Sinto falta da minha adolescência, dos treinos de basketball na quadra do DOC ou no ginásio de esportes. Pura nostalgia. Sinto falta de épocas de minha vida que me foram muito caras, importantes mesmo. Sentir saudade é mais forte, dói mesmo. Sinto saudade de meu pai, que partiu quando eu era apenas uma criança. Sinto saudade até mesmo do pai que nunca tive. Isso dói, dói até hoje. A verdadeira saudade não se acaba com o tempo. A verdadeira saudade é eterna. Quantos não choraram de saudade de um grande amor? Quantos não foram vítimas desta insuportável dor que é a saudade? E quantos não tiveram esta dor findada com o passar do tempo? E se isso ocorreu, se a dor se dissipou com o passar do tempo, não era saudade, ou não era tão grande assim o amor.

Saudade não tem idade. Frase conhecida e verdadeira. A saudade não escolhe pessoa, idade, condições. Saudade exige apenas um pré-requisito, amar. E quanto maior e mais sincero o amor, maior e mais dolorosa será a saudade.

Amar é ter saudade! Não falo apenas daquela saudade da pessoa amada que vai embora, falo da saudade de todos que amam. Basta amar para ter saudade.

Quem é casado e, vive muito bem com seu parceira(o), o relacionamento onde o amor ainda perdura. Sente muita saudade do tempo onde o amor era somente prazer, coisas boas. Quando um beijo era mais forte e gostoso de que qualquer relacionamento sexual. Sente saudade da paciência que tinha com os erros do parceiro, pois o amor era tão forte que supria estas "bobagens". Este tipo de saudade dói. Este tipo de saudade não é nostalgia, pois machuca, nos perturba muito. Quando não conseguimos exercer aquele amor que existia no começo de nosso relacionamento.

*Flávio Rodrigo Masson Carvalho
equilibriumtc@hotmail.com

Comentários