A 31ª. Romaria Diocesana

e
Está tudo bem encaminhado para a Romaria deste ano de 2015, a 31ª de sua história.
Com seu lema evocando a presença de Maria – "Com Maria revivemos nossa história" – desta vez a Romaria centra suas atenções em sua própria história, recordando as trinta já realizadas, e sinalizando que esta iniciativa providencial irá continuar.
As romarias sempre tiveram como objetivo recordar a história da Diocese, para deste modo fortalecer a consciência de sua identidade eclesial e expressar sua comunhão com as grandes intenções que cada ano a Igreja nos apresenta.
Pelo seu início em 1985, ano do jubileu de prata da Diocese, as romarias se tornaram um bom instrumento pastoral, de celebração dos momentos especiais que a Igreja em nosso tempo viveu com intensidade.
Somos uma geração que passou de um milênio para outro. Ainda recordamos o clima de intensa expectativa que havia, diante da perspectiva da chegada do ano dois mil.
2) As romarias são um bom instrumento para celebrar nossa história
Um dos bons serviços prestados pelas romarias, foi, sem dúvida a celebração do grande Jubileu da passagem do milênio.
Sob a grande animação do então Papa João Paulo Segundo, a Igreja organizou um tríduo de anos, de 1997 a 1999, preparando o grande Ano Jubilar, em 2000.
É interessante recordar os temas das romarias daqueles anos. Em 1997: Com Maria na Estrada de Jesus; em 1998: Com Maria Guiados pelo Espírito Santo. E em 1999: Com Maria Caminhamos para o Pai.
E no ano do grande Jubileu: Com Maria Glorificamos a Trindade.
Assim, pudemos celebrar com intensidade este momento especial vivido pela Igreja, numa época de intensos apelos à renovação que o Concílio providencialmente ia nos propondo.
Dá para dizer que teria valido a pena instituir as romarias, só para celebrar o grande Jubileu que nossa geração teve a graça de viver.

3) As romarias cultivam nossa memória histórica
A primeira romaria, em 1985, foi para comemorar o Jubileu de prata da Diocese, que foi implantada em 15 de agosto de 1960.
Quando a Diocese chegou aos 50 anos de sua existência, em 2010, realizou sua 26ª. Romaria. O lema assumido tinha tudo a ver com o Jubileu de ouro da Diocese: Com Maria celebramos nossa história.
Por sua tradição, as romarias facilitam integrar os fatos históricos com nossas celebrações. Neste ano, por exemplo, Dom Demétrio celebra uma convergência de datas que se tornam muito significativas, tanto para ele como para a Diocese. Ele chega aos 75 anos de vida, completa 50 anos de ordenação sacerdotal, e conclui 33 anos de Bispo Diocesano de Jales, celebrando a 31ª. Romaria Diocesana. Ela vai abrir espaço, para todos participarem da celebração destas datas, enquanto aguardamos a nomeação do novo Bispo que será designado para levar em frente a caminhada da Diocese de Jales.

Comentários