Secretária-adjunta de Educação de São Paulo, Emília Cipriano, abre Congresso Internacional

A professora Emília Cipriano (foto), secretária-adjunta de Educação de São Paulo/SP, doutora em Educação e mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), fará a palestra inaugural do 14º Congresso Internacional de Educação da LBV. Promovido pela Legião da Boa Vontade entre os dias 29 e 31 de julho, na capital paulista, o evento reunirá docentes, estudantes, pesquisadores, profissionais de áreas ligadas à Educação e demais interessados em torno do tema "Pesquisa — Caminho para a aprendizagem significativa: uma visão além do intelecto".

De acordo com as pesquisas da dra. Emília Cipriano, existe na educação um movimento bastante significativo, que é a percepção de que informação não é conhecimento, ou seja, ter um rol de informações não significa que a pessoa conheça. "O conhecimento se constrói quando você tem interação com os objetos do conhecimento", explica.

Ela acredita que a escola tem de ser viva, dialógica, solidária e fazer a leitura das necessidades: "Ter a voz da criança, a voz do jovem, a voz do adulto. (...) Neste momento histórico, temos um papel de tirar os seres humanos da solidão, do isolamento... Muitas vezes, as tecnologias bastante interativas fazem com que o indivíduo acredite muito mais nas interações que ele faz via tecnologia do que nas relações humanas. Nós somos humanos, e o humano tem que se humanizar a cada momento, e isso é fundamental na relação e na construção da sua identidade", ressalta.

Em sua explanação, a proposta é reforçar aos participantes do congresso que a pesquisa deve contextualizar um olhar multidimensional. "Falarei um pouco da pesquisa que não é só a pesquisa acadêmica, mas a pesquisa da vida, da história de vida dessas crianças, a pesquisa relacionada aos diferentes campos do conhecimento. E não só da Pedagogia, da Antropologia, da Sociologia, da Neurociência, (...) como também do professor que vai, cada vez mais, percebendo que não há uma área única que lhe dará respostas, mas que múltiplas áreas vão se cruzar entre si para poder responder", destaca a palestrante.

Comentários