Santas Casas da região se reúnem em Fernandópolis para discutir sub-financiamento

Na terça-feira, 27 de julho, os representantes das principais Santas Casas da região foram recebidos pela provedora do Hospital de Ensino Santa Casa de Fernandópolis, Dra. Sandra Regina de Godoy, e pela administradora, Wládia Prandi Franco, para discutirem sobre o sub-financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro marcou o início de um movimento regional pela busca de apoio a estas instituições, que atualmente passam por dificuldades financeiras.

A reunião contou com a participação do provedor José Biscassi, do administrador Luis Antonio Paparelli, do secretário municipal de saúde Carlos Garcia e da vice-prefeita, Elena Rosa Vidotti, representando a Santa Casa de Santa Fé do Sul. Também estiveram presentes no encontro, pela Santa Casa de Jales, o provedor José Pedro Venturini e o diretor José Luis Socorro; juntamente com o coordenador de captação de recursos da Santa Casa de Votuporanga, Alexandre Giora.

Apesar das diferenças estruturais que possam existir entre estas instituições, os desafios impostos pela defasagem do Sistema Único de Saúde (SUS) são idênticos e têm gerado grande transtorno para a administração das contas. Em média, o repasse representa apenas 60% do que os hospitais realmente gastam para atender a população.

Essa diferença entre o custo gerado e a baixa remuneração do SUS é a principal causadora do endividamento das Santas Casas, que são obrigadas a buscar medidas alternativas, como doações da comunidade, ou recorrer a empréstimos bancários para continuarem de portas abertas. Juntas, as Santas Casas da região pretendem somar esforços para demonstrar a importância que têm no atendimento aos pacientes do SUS.

Aliadas à Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) e às forças políticas regionais, os representantes dessas instituições esperam somar forças para que o "pedido de socorro" seja ouvido pelos governos estadual e federal.

Comentários