Inadimplência no comércio chega aos R$ 8 milhões


Pesquisa realizada pela ACIF apresenta os dados sobre os índices de
inadimplência no município
Levantamento feito pela Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis
(ACIF) no banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC)
demonstra o aumento da inadimplência no comércio fernandopolense.

A pesquisa feita pela ACIF apresentou o registro de 10,9 mil devedores. O
montante das dívidas ativas ultrapassa os R$ 8 milhões. No período de
janeiro a junho de 2015 houve o registro de 5,5 mil novos devedores no SCPC.

Em relação ao perfil dos inadimplentes, os dados demonstram que a maioria é
feminina, 41, 89%, seguida pelos homens, 34,5%. Os jovens na faixa etária
dos 24 aos 29 anos representam 18, 32% dos devedores, depois, vem a faixa
de idade dos 30 aos 35, que equivale a 17, 82% dos índices de inadimplência.

Desemprego, alta no preço dos impostos, produtos e serviços são os
principais fatores apontados como causa do atraso no pagamento. Em todo o
Brasil, no primeiro semestre deste ano, a taxa de inadimplência chegou aos
15%.

Segundo a listagem feita pela Associação Comercial, a maioria dos atrasos é
proveniente das compras efetuadas por meio dos carnês. Para que o
empresário previna essa situação, a ACIF orienta que seja feita uma
minuciosa análise de crédito antes de o lojista vender a prazo.

“Atualmente, o empresário conta com várias ferramentas para evitar a
inadimplência. Entre elas, o banco de dados do SCPC da ACIF que é de
abrangência nacional e possibilita ao lojista uma completa análise de
crédito antes da venda a prazo”, explica o presidente da ACIF, Dirceu
Miralha dos Reis.

Ainda de acordo com o presidente da ACIF, a vantagem da utilização do
banco do SCPC é que o associado tem acesso a um posto de dados na própria
ACIF, facilitando o suporte e assistência caso seja necessário. Deste modo,
o atendimento é mais ágil e sem riscos.

O serviço de consulta ao SCPC é muito utilizado nas compras a prazo, na
manutenção/ atualização de cadastro, na fidelização de clientes e nas
transações em que há necessidade de análise de crédito. As informações
geradas pelo banco de dados proporcionam mais segurança na hora da venda,
reduz o risco de inadimplência e fraudes.

Quando o consumidor não quita o débito, o empresário faz o registro no
SCPC. Posteriormente, o SCPC/ACIF envia uma carta de aviso ao inadimplente
informando sobre o prazo de dez (10) dias para a quitação do débito antes
da negativação do nome no banco de dados. Segundo a Associação Comercial,
apenas a carta de aviso já garante 52% da chance de recebimento da dívida
sem a necessidade de negativar o cadastro do cliente.

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