FOLHAGERAL, da redação

Apesar
de não ter assumido em Jales a realização dos 59º Jogos Regionais 2015, por considerar os recursos – R$ 400 mil de repasse pelo Governo do Estado – insuficientes para a realização do evento, a administração municipal enviou a Penápolis uma delegação para representar o município. Atitude coerente em todos os sentidos, inclusive o econômico.

O vereador
Claudir Aranda (PDT), que encerrará sua carreira política em 31 de dezembro 2016, apresentou na sessão de segunda-feira (6 de junho) pedido ao prefeito Pedro Callado de informações sobre a existência (ou não) de plano ou projeto para construção de um novo estádio municipal, bem como sobre previsão de investimentos, manutenção ou destinação futura do Estádio Municipal "Dr. Roberto Valle Rollemberg".

"Uma Comissão
estaria analisando a possibilidade de disponibilização da área urbana, onde está o Estádio Municipal "Roberto Valle Rollemberg". Com ganhos a todos, inclusive ao esporte. E, ao final, apresentará um projeto de um novo Centro Esportivo mais moderno e eficiente e menos caro". Esta nota, inserida nesta coluna na semana passada, não fala de um novo Estádio Municipal.

O edil
Aranda poderia questionar o prefeito Callado, não sobre um novo "estádio municipal", mas sobre as realizações esportivas no "Roberto Rollemberg" e quem as está bancando. Afinal de contas, o prefeito Callado lastima – via mídia falada – a falta de recursos para recape asfáltico e outros benefícios necessários à população. Não deve dar ouvidos àqueles que falam no retorno do CAJ para manter um "elefante branco" que requer muito dinheiro dos cofres públicos e não gera retornos satisfatórios.

Como
a ex-prefeita Nice Mistilides tenta voltar a cargo – êxito que a maioria não acredita vir a acontecer –, o PTB de João Nogueira está sumido politicamente.

O deputado
estadual Carlão Pignatari, líder da bancada tucana na Assembléia Legislativa, menosprezado pelo eleitor jalesense, está virando a vedete dos olhos dos gestores municipais. A última solicitação ao Carlão foi uma verbinha de R$ 500 mil para reforma do comboio de Alimentos. Enquanto isso, a deputada tucana dos 10 mil votos, que contou com o apoio do então vice-prefeito Callado e da cúpula tucana jalesense, continua ausente.

O prefeito
Pedro Callado esteve na redação da Folha Noroeste, dia 1° de julho, para solucionar um pequeno assunto do jornal com a assessoria de imprensa do município. Na ocasião, alertado sobre alguns problemas na Rua São Paulo, esquina com a Rua Cinturão Verde, disse que gostou de saber e que tomaria uma decisão. Mas tudo está na mesma.

Os vereadores
Gilberto Alexandre de Moraes, Jesus Martins Batista, Luís Fernando Rosalino, Pérola Maria Fonseca Cardoso, Rivail Rodrigues Júnior e ClaudirAranda da Silva querem saber do prefeito Pedro Callado sobre os gastos da Prefeitura Municipal a título de iluminação pública e o valor arrecadado com a CIP, além de outras informações atinentes ao assunto.


Segundo
os vereadores, documento apresentado levou em conta que há estudos sobre a necessidade de um aumento da CIP, situação esta gerada pelo aumento dos custos da Prefeitura Municipal com a iluminação pública e que faltam informações sobre o valor financeiro arrecadado com a contribuição, depois dos aumentos determinados por decreto municipal.

Os vereadores
ainda questionam qual é o valor unitário da CIP, pago por cada uma das diferentes modalidades de contribuição – residencial, comercial, industrial e lotes vagos –, requerendo que fossem enumeradas e quantificadas de forma individualizada, cada uma destas modalidades, e ainda informações atinentes ao valor arrecadado com a CIP, valor pago e o custo financeiro do contrato firmado pela Prefeitura Municipal com a empresa terceirizada ajustada para fazer a manutenção da iluminação pública. Foi requerido, finalmente, se em tal contrato já está inclusa a colocação de novos pontos de iluminação pública que atualmente são necessários e fartamente reivindicados pela população.

A população
Não aguenta mais tanto aumento de impostos. E a inflação alta.

O presidente
a Câmara Municipal de Jales, Nivaldo Batista de Oliveira (DEM), aconselhados por amigos, não mais falará sobre a disponibilização do estádio municipal e ficará no aguardo no estudo que estaria sendo realizado por uma comissão sobre a venda ou não daquela área. Decisão certa. Uma pesquisa junto à população, na certa, 90% será favorável à disponibilização da área.

No momento,
há três previsões de que o mundo vai acabar. Primeira: em setembro de 2015. Segunda: em fevereiro de 2019. Terceira: daqui a 5 bilhões de anos. Sobre a primeira, a NASA já se manifestou contra. Isto quer dizer que os próximos prefeitos e vereadores, no mínimo, vão governar por dois anos. Aos que podem se reeleger em 2016, nada de desanimar. Vale a pena continuar caprichando no trabalho. Ao certo, podem ganhar mais meio mandato.

Ministro
Kassab veio a Fernandópolis, Votuporanga, Rio Preto, hoje em Araçatuba. Parece que corta caminho de Jales, Por que será, heim?

Comentários