FolhaGeral, da redação


O vereador

Claudir Aranda da Silva (PDT) vai se "aposentar" após 20 anos no exercício do cargo. Ele anunciou sua decisão na sessão ordinária de segunda-feira, 22 de junho. Isso acontecerá no dia 31 de dezembro de 2016. Tempo suficiente para gestar novos planos.

O vereador e presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jales, Nivaldo Batista de Oliveira (DEM), o Tiquinho, em recente evento no Estádio Municipal Dr. Roberto Valle Rollemberg, terá confidenciado a um amigo ser contra a disponibilização do estádio pela municipalidade.

Empresário bem sucedido e candidato mais votado no pleito de 2012, Tiquinho – se de fato fez a confidência – deve saber o que é bom para seus mais de mil e quatrocentos eleitores e ao povo em geral.

Enquanto isso,

a população reside e transita por uma cidade cujas ruas, avenidas e praças carecem de conservação e benfeitorias. Sabe-se perfeitamente que, por longo período, a Prefeitura vai estar sem recursos suficientes para recape asfáltico. A administração municipal faz um recape aqui e outro acolá com recursos próprios. E o estádio consome recursos que poderiam ser usados em outros setores.

De janeiro
a maio deste ano, foram repassados ao município de Jales R$ 5.073.055,40 de IPVA. Não existe lei, especificando onde os recursos do IPVA devam ser aplicados. Mas é importante que todos saibam. Primeiro, para avaliação da qualidade dos gastos. Segundo, para prestar conta aos donos de veículos, responsáveis pelo recolhimento da importância.

Em Jales
o contribuinte pode preparar o bolso. O preço tarifa de energia elétrica não para de aumentar. Em julho pode acontecer um novo aumento. Na quarta-feira, 24 de junho, o prefeito Pedro Callado se reuniu com os dez vereadores. Na pauta, a CIP – Contribuição para Iluminação Pública - descontada na conta de luz - cuja arrecadação não tem sido suficiente para a manutenção dos serviços, segundo ouviram os vereadores.

"Nos reunimos e sabemos da importância deste assunto. Solicitamos que a administração municipal, através da Secretaria de Planejamento, nos apresente um levantamento da quantidade de casas, lotes, comércios e empresas de nosso município para que possamos discutir melhor o assunto", disse o presidente da Câmara, vereador Nivaldo Batista de Oliveira – o Tiquinho. Podem acreditar que os vereadores vão votar projeto de lei aumentando a aliquota da CIP.

O PMDB
nacional se prepara para anunciar – no congresso nacional da sigla – marcado para o segundo semestre deste ano, que terá candidatura própria ao Palácio do Planalto em 2018. Esta informação foi confirmada pelo líder do partido na Câmara, deputado Leonardo Picciani (RJ).Vai haver orientação que o partido disponha do maior número de candidatos nas eleições de todas as cidades, a fim de continuar a liderar o ranking de prefeituras.

Segundo as raposas do botequim da vila, peemedebistas jalesenses continuam defendendo a tese de coligação com um partido que possa vencer o pleito no próximo ano, mesmo tendo Rivelino Rodrigues colocado seu nome como pré-candidato pelo partido. Confirmada a tese, o PMDB aqui se extravia e assume o papel de coadjuvante na política local.

Nesta segunda-feira, 22 de junho, os vereadores da Câmara de Jales aprovaram o projeto de lei do prefeito Pedro Callado, extinguindo a Fundação Municipal de Educação, Saúde e Comunicação Dr. Massaru Kitayama.

Uma das
causas da extinção do órgão, segundo o prefeito Callado, foi que o Tribunal de Contas do Estado – TCESP "tem reiterado que a entidade não cumpre os seus objetivos e os seus gastos se referem, tão somente, a despesas de manutenção e gastos com pessoal".

Quando
 
da sua criação, em 03 de agosto de 2005, pela lei municipal 2.941, muito se falou que a Fundação Municipal de Educação, Saúde e Comunicação Dr. Massaru Kitayama seria usada como trampolim para criação e instalação de uma emissora pública de Rádio e TV, a ser mantidas pela administração municipal. Este objetivo não vingou.

Na opinião
de alguns analistas, o desenvolvimento urbano em Jales vai de vento em popa. Há vários loteamentos em andamento e se fala na instalação de novos conjuntos habitacionais, via governo estadual. Em compensação, o desenvolvimento econômico engatinha. Os dois devem andar juntos. O primeiro tem por objetivo gerar bem-estar e o segundo gerar renda. Na movimentação da economia, o primeiro é temporário e o segundo é definitivo.

Faz falta
a elaboração de um diagnóstico econômico urbano – com base num simples levantamento por domicílio –, apontando as atividades exercidas e as promissoras para a população da cidade. A cidade tem pessoal técnico para isto e para orientar oficinas de projetos.

A Folha
Noroeste recebe releases da Secretaria Municipal de Comunicação vários dias depois do prefeito Callado ou seus assessores participarem de atividades. Por exemplo, a audência na Secretaria de Estado de Agricultura, onde participaram Callado. Garça e Viola no dia 18, o realease chegou à redação dia 25 de junho. Parece que o jornal está tomando um "gelo".

Em decisão
assinada pelo auditor Antonio Carlos do Santos, neste 18 de junho, o TCE-SP julgou legais os atos de admissão – na gestão da então prefeita Nice Mistilides – de pessoal aprovado nos concursos públicos, de acordo com os Editais nºs. 02/2012 e 03/2012. Foi recomendada, à administração municipal, que atente aos limites de gastos com pessoal preconizados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, em seu artigos 20 e seguintes.

Comentários