Eleitor pode transferir e tirar título em um dos 425 cartórios do Estado

 

Os 425 cartórios eleitorais de São Paulo atendem diariamente, das 12 às 18 horas, os eleitores que precisam tirar o título pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral, alterar dados cadastrais, fazer segunda via ou retirar certidões. Como a procura pelos serviços é sempre maior no período que antecede as eleições, o eleitor pode aproveitar essa época de movimento reduzido para regularizar sua situação eleitoral, evitando filas.
A partir dos 16 anos, o cidadão já pode tirar o título de eleitor pela primeira vez. Para isso, ele deve procurar o cartório mais próximo de sua residência e apresentar cédula de identidade, certidão de nascimento ou casamento, ou carteira profissional; comprovante de quitação do serviço militar (para homens com mais de 18 anos); e comprovante de endereço (todos os documentos devem ser originais). O título é entregue na hora.
Já os eleitores que precisam transferir o título devem comparecer ao cartório mais próximo de seu novo endereço e apresentar o título, documento oficial original e comprovante de residência; é necessário morar há, pelo menos, três meses no novo local e não ter feito outra transferência no último ano.
Alguns municípios da região metropolitana, inclusive a capital, estão fazendo o cadastramento biométrico não obrigatório e, por isso, é exigido agendamento prévio ao atendimento. Para consultar as cidades e agendar, caso necessário, acesse o link “Eleitor – Agendamento”; já a consulta de endereço das zonas eleitorais do Estado pode ser feita no link “Eleitor – Zonas Eleitorais”. O atendimento é feito das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

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