Democratas reorganizam executiva estadual de São Paulo

Edmir Chedid (foto) afirmou que a intenção é fortalecer o Partido Democratas para as eleições municipais.
O deputado Edmir Chedid (DEM) disse nesta sexta-feira, 19/6, que o Partido Democratas irá promover uma reestruturação em nível estadual, a partir do fortalecimento das atividades dos diretórios municipais, a fim de indicar o maior número possível de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições do próximo ano. Esta decisão ocorreu após reunião da executiva estadual do partido realizada em São Paulo.
O parlamentar explicou que, para atingir a meta de crescimento prevista para 2016, o partido inicialmente deverá reorganizar a diretoria executiva, que contará com a participação efetiva dos deputados que integram a bancada do DEM na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (também formada por Aldo Demarchi, André Soares, Cezinha de Madureira, Estevam Galvão, Gil Lancaster, Milton Leite Filho e Rogério Nogueira).
"Nesta reunião, definimos que haverá participação dos deputados do DEM na Assembleia Legislativa na diretoria da executiva estadual. Hoje, existe um compromisso dos parlamentares em indicar candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em, pelo menos, metade dos municípios paulistas. A intenção é fortalecer o partido nas próximas eleições e, para isso, precisamos contar com o apoio de todos os deputados", complementou.
Edmir Chedid garantiu ainda que a executiva estadual deverá, a partir de agosto, convocar os presidentes de diretórios municipais para apresentar o que classificou como "projeto de fortalecimento e expansão" do Partido Democratas. "A executiva estadual propôs uma discussão direta com os diretórios e uma reunião com a finalidade de detalhar o direcionamento do partido em cada um dos 645 municípios paulistas", garantiu.
A reestruturação do Partido Democratas do Estado, realizada com a anuência da executiva nacional, já havia sido proposta pelos parlamentares no início deste ano. À época, a principal discussão estava relacionada à preocupação do partido com o apoio efetivo aos filiados e pré-candidatos às eleições de 2016. "Temos 45 prefeitos eleitos pelo DEM – 6,98% do número total de municípios –, mas queremos triplicar esse número", finalizou.
Fusão – Em relação à composição proposta entre Democratas e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o deputado Edmir Chedid explicou que o assunto poderá ser retomado após as eleições municipais do próximo ano. Segundo o parlamentar, "a fusão, nesse momento, é bastante imprópria em função até do tempo restrito para compor chapas para prefeito, vice-prefeito e vereador". "Infelizmente temos um prazo bastante escasso", completou.
A composição entre os partidos estava sendo negociada desde o ano passado. Mas, ainda de acordo com o parlamentar, não houve consenso interno acerca da divisão do comando da legenda que surgiria a partir desta fusão. "Neste momento, os partidos devem apenas se reestruturar para buscar filiações visando às eleições municipais", concluiu Edmir Chedid.

Comentários