Centro de Atenção Psicossocial oferece tratamento à pacientes com transtornos mentais



O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales/CONSIRJ em parceria com as prefeituras de Jales, Dolcinópolis, Vitória Brasil e Pontalinda está oferecendo atendimento especializado para pessoas portadoras de transtornos mentais graves, por meio do Centro de Atenção Psicossocial/CAPS- Regional Jales.

O serviço de saúde mental proporciona suporte terapêutico aos que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, com o intuito de substituir internações em hospitais psiquiátricos. O objetivo é a reabilitação psicossocial do paciente mediante princípios como respeito e cidadania, oferecendo acompanhamento clínico e reinserção social dos pacientes, pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Atualmente o CAPS atende 13 pacientes em regime intensivo, 10 pacientes em regime semi-intensivo no período da manhã e 07 pacientes em regime semi-intensivo no período da tarde. O centro conta com uma equipe multidisciplinar composta por coordenadora, médica psiquiatra, enfermeira, técnica de enfermagem, psicóloga, terapeuta ocupacional, pedagoga, artesã e assistente social, além do suporte operacional formado por uma cozinheira, dois ajudantes gerais, um motorista e uma escriturária.

As atividades terapêuticas do CAPS abrangem consultas médicas; orientação e acompanhamento do uso de medicamentos; acolhimento diurno; psicoterapia individual ou em grupo; oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, artísticas e físicas; e acompanhamento domiciliar para apoio aos familiares.

De acordo com a psicóloga do centro, Aline A. Fulconi, o CAPS cuida desde a atenção básica até a sua reinserção social, respeitando as suas individualidades. "É um trabalho que tem feito à diferença na vida de todos os nossos pacientes e familiares, proporcionando uma melhor qualidade de vida, estimulando o relacionamento social e sua autonomia.

Para receber atendimento, o paciente pode ser encaminhado por uma Estratégia de Saúde da Família/ESF, pelo Ambulatório de Saúde Mental de Jales ou se dirigir diretamente a unidade, portando documentos pessoais. O atendimento é oferecido para maiores de 18 anos.

Comentários