Câmara aprova emenda de Paulinho que estende reajuste do salário mínimo a todos os aposentados

A Câmara dos Deputados aprovou, por 206 votos a 179, a emenda do deputado federal Paulo Pereira da Silva, Paulinho da Força, presidente do Solidariedade, que estende os aumentos do salário mínimo aos demais benefícios da Previdência Social (aposentadorias e pensões) acima desse valor.
A  emenda foi apresentada junto a Medida Provisória que mantém as atuais regras de reajuste do salário mínimo para o período de 2016 a 2019. O reajuste é calculado pela soma da variação da inflação (INPC) do ano anterior e do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
Nos últimos anos, os aposentados que recebem mais que um salário mínimo vinham tendo reajuste que apenas repunha a inflação do ano anterior. Com isso, seus proventos cresciam menos que o salário mínimo. Isso fez com que cerca de 80% dos 24 milhões de aposentados do setor privado recebam um salário mínimo.O projeto vai agora para o Senado e, se sofrer alterações, volta para a Câmara antes de ir à sanção da presidente Dilma Rousseff. Um possível veto poderá ser derrubado no Congresso. 


Comentários