Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar e fora dela

Incentivar a leitura é fundamental.
Num país castigado pelo analfabetismo, projetos de incentivo à leitura são muito mais que bem-vindos.
A E.M. Prof.ª Elza Pirro Viana, pensando nisso, além de implantar Projetos de Leitura como rotina,

Profª Irene/Educação Infantil contando história no "Cantinho da Leitura"




Leitura de contos/alunos do 2º Ano, profª Odinéia



Alunos escolhendo livros com a bibliotecária Cláudia Cibele
reorganizou o espaço da biblioteca, criando o "CANTINHO DA LEITURA". Ali as crianças se sentem mais a vontade para apreciar obras diversificadas da literatura universal.
É satisfatório observar a alegria dos alunos, desde a Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental, quando os professores, tanto das Salas Regulares como do Projeto Tempo Integral, além de fazer boas indicações, deixam as crianças livres para investigar, folhear e escolher o que quiserem.
Para cumprir a função de expandir o conhecimento, a biblioteca foi informatizada e o acervo diversificado, tomado como um ambiente de descobertas.
Os Projetos de Leitura contemplam todas as turmas e não poderiam deixar de fazer parte da Proposta Pedagógica da Escola:
Leitura de Poesia;
Leitura Nossa do Dia a Dia;
Cantinho da leitura Permanente;
Carta de Leitor;
Ciranda do Livro;
Projeto Música.
Além de todos os projetos em permanente desenvolvimento, o acervo literário tem sido cada vez mais enriquecido com o material do Ler e Escrever, que é um conjunto de linhas de ações articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios, constituindo-se dessa forma como uma política pública para o Ciclo I, que busca promover a melhoria do ensino. Sua meta é que todas as crianças com até 08 (oito) anos de idade, matriculadas na Rede Pública de Ensino, estejam alfabetizadas.
A nossa escola tem apresentado bons resultados na aprendizagem dos alunos, segundo importantes indicadores, isso graças à importância que se dá a leitura. Além de ter um olhar sempre voltado para a educação integrada com as modernas tecnologias, como pesquisas realizadas na Sala Informatizada (5º Ano), que contam com computadores individuais. O Laboratório de Informática também é um importante meio de apreensão de leituras diversificadas.
Irene dos Santos Gasparino, Professora efetiva da Rede Municipal de Educação, atuando na Educação Infantil.
E.M. Profª Elza Pirro Viana
Diretora: Ivana Maria Scatena Robete
Vice Diretora: Lídia Olivieri de Oliveira Garcia
Coordenadora Pedagógica: Melissa Yane de Moaes M. Valeretto

Comentários