Caravana da Inclusão chega dia 12 de junho em Santa Fé do Sul

Prefeitos e vereadores contam com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para ajudar na resolução dos problemas que afetam a vida de 9 milhões de paulistas que têm algum tipo de deficiência e mobilidade reduzida.

Os programas, projetos e convênios da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência estão sendo mostrados na "6ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania" que está sendo realizada em ’13 regiões administrativos do Estado.

A próxima caravana será no dia 12 de junho em Santa Fé do Sul, no Parque Ecológico Governador Mário Covas, na avenida Paulo Nunes s/n, bairro Parque Villa Lobos, das 9h às 17h, com inscrições gratuitas no local, tendo como público alvo as pessoas com deficiência, conselhos municipais, representantes de prefeituras, câmaras e sociedade Civil.

Um dos temas fortes em discussão, com a participação da APAE São Paulo e organização do programa específico na Secretaria é o combate a violência contra as pessoas com deficiência.

O coordenador do programa, jornalista Luiz Carlos Lopes disse que os resultados das duas últimas caravanas foi "excelente" e que espera bons debates em Santa Fé do Sul.
Embora o Brasil tenha conquistado avanços na legislação que cuida das pessoas com deficiência "ainda há muito a fazer", comenta a Dra. Linamara Rizzo Batisttella (foto), secretária da pasta. "Questões básicas para as pessoas com deficiência como a educação, trabalho, transporte, acesso à saúde, devem ser observados tanto quanto a liberdade de expressão, opinião e o acesso à informação.

Segundo o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, entidade que organiza o evento "não basta ao agente público contabilizar o número de rampas construídas nas ruas. Mais do que isso é necessário preparar uma legislação que facilite, em iguais condições, a vida das pessoas com deficiência".

Por isso, na caravana em Santa Fé do Sul a Uvesp vai distribuir para os vereadores, prefeitos e secretários municipais, uma cartilha com modelos de leis que podem ser aplicados nos municípios.

Prefeitura e Câmara de Santa Fé são parceiras na realização desse evento que será realizado em dois períodos na cidade.

Comentários