Campos Machado quer partidos fortes e descarta "distritão"


O presidente estadual de São Paulo e secretário-geral da Comissão Executiva Nacional do PTB, deputado Campos Machado, manifestou ser contrário à proposta de alterar a legislação eleitoral, para que os candidatos a deputado federal de cada Estado sejam eleitos através do chamado "distritão".
Segundo Campos Machado, se a ideia prosperar, serão eleitos apenas os mais votados, desconsiderando as legendas partidárias.
"Isso não vai resolver em nada os problemas de representatividade política. O personalismo do voto enfraquece os partidos e pode ensejar um aumento exacerbado da concentração de poder do Executivo federal. Não é essa a resposta que a população quer."
Democracia se faz com partidos fortes
Segundo Campos Machado - que há quase dez anos vem criando Departamentos no PTB Paulista - atualmente são 20, representando vários segmentos sociais, o ideal é lutar para o fortalecimento da representatividade dos partidos.
"Temos tido muito sucesso com os nossos departamentos, formados por trabalhadores, profissionais liberais, mulheres e jovens, entre tantos outros, que auxiliam as lideranças partidárias na formatação de políticas públicas que espelham os anseios populares."
"Várias medidas de grande alcance social surgiram de intensos debates e total liberdade de ação dos nossos departamentos", avalia Campos, destacando a recente extensão da gratuidade aos transportes públicos na Grande São Paulo (Metrô, CPTM e EMTU) às pessoas com mais de 60 anos, e a Lei de Liberdade Religiosa, aprovada há dez anos."
"São apenas dois exemplos de conquistas que surgiram de pessoas e grupos que se filiaram ao partido para a promoção do bem comum. Muitas dessas lideranças podem representar o eleitorado, candidatando-se a cargos eletivos."
"Somente assim, abrindo os partidos para a participação popular, fortalecendo-os, é que poderemos aperfeiçoar os mecanismos de ação e representação política", conclui o deputado Campos Machado.

 

Comentários