“Tecnologia é Ponte” : Projeto “Digital Mente” concorreu com iniciativas nacionais e internacionais



Projeto inclui a participação de pacientes do Ambulatório
 de Saúde Mental, com idade entre 20 e 75 anos.
O monitor do Acessa SP, Nelson José Barbosa, do Posto de Macatuba, região administrativa de Bauru, venceu na última semana o desafio "Tecnologia é Ponte: diminuindo as distâncias na educação". O Prêmio foi proposto pela comunidade global Changemakers e pelo instituto Embratel Claro e teve como objetivo estimular o conhecimento por meio de ferramentas tecnológicas

Nelson concorreu com o projeto "Digital Mente", responsável por oferecer conhecimento digital para pacientes com transtorno mental leve. A iniciativa é realizada no Posto Acessa SP do município e está escrita na Rede de Projetos do Programa.

Além do acesso à internet, o Programa de inclusão digital do Governo do Estado, busca por meio da Rede de Projetos incentivar o aproveitamento da infraestrutura dos Postos e contribuir com o desenvolvimento local das comunidades.

E foi isso que o Nelson fez, aproveitou a infraestrutura do posto e com a ajuda de outros profissionais e da Rede de Projetos, colocou sua ideia em prática. Nos últimos anos, o monitor tornou-se um dos principais responsáveis por transformar a vida de pacientes do Ambulatório de Saúde Mental de Macatuba, permitindo acesso ao mundo digital a estes pacientes, independente de suas limitações.

Reconhecimento mundial – A iniciativa foi reconhecida publicamente diversas vezes e recebe agora, o Prêmio "Tecnologia é Ponte: diminuindo as distâncias na educação". Além da visibilidade mundial, o desafio oferece aos três vencedores, uma parcela da quantia de R$ 36 mil em prêmios a serem investidos nos projetos.

"É uma grande conquista! Estou feliz por saber que um trabalho simples tem feito a diferença na vida das pessoas", comemora o projetista.

O Prêmio – O objetivo é tornar público ações capazes de gerar oportunidades para aqueles que por alguma razão têm suas chances reduzidas por questões geográficas, sociais, físicas ou mentais.

Concorreram iniciativas de diversos estados, entre eles: Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo, Pará, Distrito Federal e Santa Catarina. Projetos internacionais escritos da Polônia, Bangladesh, Índia e Palestina também foram registrados no desafio.

Os projetos foram avaliados por banca julgadora formada por especialistas em Educação, Inclusão e Tecnologia.

Os outros dois premiados são dos Estados do Pará e Paraná e venceram com os projetos: Rádio pela Educação, da Diocese de Santarém (PA) e F123 - Conhecimentos digitais para deficientes visuais, de Curitiba (PR).

Digital Mente – Levar acesso à internet para pacientes com transtorno mental pode parecer um desafio, mas para o monitor Nelson e para a pedagoga Claudia Vanni, que estão à frente do projeto, o que parecia difícil tornou-se real. "No início alguns pacientes sentiam-se incapazes, mas Nelson, com toda sua paciência, logo fez com que eles desenvolvessem autoconfiança e fizessem da atividade uma aliada para a evolução de seus diagnósticos", conta a pedagoga.

Segundo a profissional, a iniciativa contribui diretamente com melhoria da qualidade de vida dos pacientes. "Revertemos quadros de ansiedade acentuada eliminando vícios e hábitos que comprometem a saúde dos pacientes", conta.

O projeto existe desde 2012 e já atendeu 21 pacientes, com idade entre 20 e 75 anos. Os encontros acontecem semanalmente e um transporte público fica responsável por levá-los e buscá-los no Posto Acessa SP.

"Os resultados podem ser vistos diariamente quando pacientes verbalizam a experiência com satisfação de poder fazer parte", diz a pedagoga.

Segundo o projetista, a ação não seria possível se não houvesse a mobilização e o apoio de diversas frentes, entre elas, profissionais da área da Saúde, Educadores, Prefeitura, Acessa SP e Rede de Projetos.

"Agradeço todo o apoio recebido. O ‘Digital Mente’ mostra que é possível inserir pessoas no mundo digital de forma educativa, produtiva e assistida, utilizando dos recursos disponíveis e adaptando-os conforme a necessidade local", destaca o vencedor. Acessa SP O Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, que oferece para a população do Estado acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet. O Acessa SP conta com 846 postos ativos e outros 211 em fase implantação.


Comentários